back to top
24/11/2024 — 21:48
  (Horário de Brasília)

Saquarema promove “Dia D” da campanha de vacinação contra a gripe no fim de semana

Ação está marcada para acontecer neste sábado (13), nas unidades de saúde do município e abrangendo o grupo prioritário. Confira os horários

Compartilhe

A prefeitura de Saquarema vai realizar, neste sábado (13), o “Dia D” da campanha nacional da vacinação contra a gripe. A vacinação ocorrerá das 9h às 17h, apenas para os grupos prioritários, nas unidades de saúde do município. A exceção será a UBS do Engenho Grande, que estará aberta apenas até 12h.

De acordo com o Ministério da Saúde, o público-alvo para campanha deste ano envolve: crianças de 6 seis meses a menores de 6 anos (5 anos 11 meses e 29 dias); trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade; gestantes; puérperas; professores do ensino básico e superior; povos indígenas; pessoas em situação de rua; profissionais das forças armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independente da idade; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhares do transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; população privada de liberdade e funcionários do sistema penitenciário; e idosos com mais de 60 anos. É importante alertar à população que NÃO serão vacinadas as pessoas fora destes grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.

Há contraindicação para pessoas com alergia aos componentes da vacina, principalmente à proteína do ovo. Portadores de doenças neurológicas e síndrome Guillain-Barré devem consultar um médico antes de tomar a vacina e seguir suas orientações. Para pessoas que tenham apresentado febre recente, é recomendado adiar a vacinação até que o estado de saúde melhore.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, é importante que todo público-alvo participe da campanha, mesmo quem já se vacinou em outra ocasião, pois o imunizante usado sofre alterações em sua composição ao longo dos anos, conforme o cenário epidemiológico.

Neste ano, a vacina contra a gripe a ser aplicada durante a campanha de vacinação é a trivalente. Ela protege contra três cepas diferentes do vírus, responsáveis pela maioria dos casos atualmente: a Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. A vacina da gripe pode ser administrada junto de outras vacinas do calendário de imunização nacional, como a da Covid-19, sem necessidade de intervalo entre elas. A reação pela vacina da gripe é pouco comum e, quando ocorre, são sintomas leves e que desaparecem de forma rápida. É o caso de dor no local da aplicação, febre baixa, dor muscular e mal-estar. Normalmente, desaparecem após 48 horas da aplicação.

Ludmila Lopes

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.

É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo