InícioDestaqueÔnibus do Grupo Salineira deixam de circular definitivamente em São Pedro da...

Ônibus do Grupo Salineira deixam de circular definitivamente em São Pedro da Aldeia

Viação São Pedro para de operar na cidade a partir da próxima quinta-feira (8)

Os ônibus da Auto Viação São Pedro, pertencente ao Grupo Salineira, vão deixar de circular definitivamente na cidade a partir de 8 de julho. Em nota emitida nesta sexta-feira (2), a empresa, que ainda detém a concessão do transporte público na cidade, confirmou que encerra as atividades “a partir da zero hora”.

Segundo a empresa, a Viação São Pedro tem sofrido uma conconcerrência “desleal e predatória”, que primeiramente obrigou a readequação de linhas e horários para continuar prestando os serviços, “priorzando a qualidade e eficiência do transporte coletivo” que atende às zonas rurais e urbanas da cidade.

Mas a situação foi agravada, conforme a Salineira, devido à pandemia da Covid-19, com uma diminuição drástica do número de passageiros, “o que comprometeu seriamente o sistema que possui altos custos”.

Um motorista da viação, que preferiu não ser identificado, afirmou que a empresa não tem lucro na cidade.

“Aqui em São Pedro é basicamente só gratuidade. Mais de 80% dos passageiros que viajam aqui são gratuitos. A linha que mais carrega aqui, roda o dia inteiro e fecha em R$ 400”, contou.

O Grupo Salineira informou que as linhas intermunicipais que circulam pela cidade continuarão funcionando normalmente.

O Portal RC24h entrou em contato com a Prefeitura de São Pedro da Aldeia para saber como ficarão as linhas de transporte coletivo no município e aguarda resposta.

Confira a nota da Viação São Pedro na íntegra:

“Há algumas décadas, a Viação São Pedro iniciou as atividades no município de São Pedro da Aldeia, sendo por muitos anos, a principal indutora de desenvolvimento, ao trazer empregos, renda e acesso dos bairros ao centro da cidade. A empresa se tornou um verdadeiro patrimônio do município, ao investir em uma frota moderna e confortável, renovada a cada 2 anos em média; bilhetagem eletrônica, sendo pioneira da implantação que substituiu o vales de papel no Estado do Rio de Janeiro e acessibilidade em todos os ônibus para atender os portadores de necessidades especiais.

Infelizmente, devido a falta de planejamento dos últimos governos para a mobilidade urbana da cidade, a Viação São Pedro vem sofrendo com uma concorrência desleal e predatória que tornou real, primeiramente, a necessidade de readequação de linhas e horários, com o objetivo de tornar possível, a continuação dos serviços prestados, priorizando a qualidade e a eficiência do transporte coletivo que atende às zonas rurais e urbanas da cidade.

O efeito da pandemia COVID-19 agravou ainda mais a situação da empresa causando uma diminuição drástica no número de passageiros, o que comprometeu seriamente o sistema que possui altos custos.

Foram realizados esforços diários e constantes para resgatar a empresa, como reuniões com o Poder Concedente Municipal, associações de moradores e outros representantes, porém, a crise instaurada no transporte coletivo de passageiros em todo o país, também, reflete gravemente no município aldeense, e tornou lamentavelmente, inviável, a sobrevivência do sistema que atendia aos usuários pagantes e não-pagantes. Sendo assim, o pequeno número de passageiros pagantes transportados, inviabilizou a manutenção do padrão de qualidade da empresa.

É com pesar, que a Viação São Pedro, vem respeitosamente, comunicar aos seus clientes, autoridades e imprensa, o encerramento das atividades na cidade de São Pedro da Aldeia, a partir da zero hora, do dia 08 de Julho de 2021″.

Letycia Rocha
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida. Atuou como produtora/repórter na Lagos TV e Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo. Editora no Blog Cutback e colaboradora no jornal O Dia.
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content