A campanha de vacinação antirrábica itinerante estará no bairro Flexeira neste sábado (19), das 09h30 às 12h, imunizando cães e gatos na praça do bairro. Cerca de 1.600 animais já foram vacinados durante as ações, realizadas pela Secretaria de Agricultura, Trabalho e Renda, Vigilância Sanitária e com o apoio da Emater-Rio.
Na próxima terça-feira (22), a equipe de vacinação estará no bairro Boa Vista, na Estrada dos Quaiquicas.
Com o objetivo de assegurar a efetividade da campanha de vacinação, a equipe fixa se instala em pontos estratégicos dos bairros mais afastados do centro da cidade, como praças e locais mais movimentados.
Para os moradores da região central, as doses são disponibilizadas na sede da Vigilância Sanitária, localizada na Rua Eurico Coelho, nº 278, no Centro. A aplicação também pode ser agendada. Com o objetivo de evitar a disseminação da Covid-19, os tutores dos animais devem seguir os critérios de prevenção ao vírus, utilizando máscaras faciais e respeitando o distanciamento social.
Raiva animal
A raiva canina e felina é uma doença viral, incurável e fatal, transmissível a seres humanos por meio da mordida dos animais domésticos. No meio rural, a transmissão também se dá pela mordida do morcego hematófago, que se alimenta de sangue.
De acordo com a Secretaria de Agricultura, não há incidência de raiva animal em São Pedro da Aldeia. A vacinação é o único meio de prevenção à doença, por isso a importância da imunização animal em massa.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).