Iniciativa inédita na cidade é fruto do planejamento e empenho da gestão municipal
Em decorrência do atual cenário pandêmico, São Pedro da Aldeia antecipa o pagamento da metade do 13° salário dos servidores públicos nesta quinta-feira (15). A iniciativa, inédita para os servidores ativos no município, acontece após planejamento e empenho das secretarias de Fazenda e Administração, além do setor de Recursos Humanos (RH). Com a antecipação, a prefeitura injeta cerca de R$ 4 milhões na economia local, acrescidos de R$ 1 milhão provenientes do pagamento da metade do benefício aos servidores aposentados e pensionistas pelo Previspa.
O prefeito, Fábio do Pastel (PODE), afirma que a iniciativa visa promover a valorização dos servidores públicos, além de aquecer a economia da cidade durante a baixa temporada. “Trabalhamos com afinco para garantir o pagamento em dia dos funcionários, mesmo em momento de crise econômica nacional gerada pela pandemia. Sabemos da dedicação de cada servidor. Nossa gestão está empenhada em manter o equilíbrio econômico no município. O pagamento antecipado da primeira parcela do décimo certamente irá trazer benefícios para a cidade como um todo”, declarou.
De acordo com o secretário de Fazenda, Renaldo Martins, a medida foi fruto de estudo de viabilidade econômica realizado no município desde o início da gestão. Ele aponta, ainda, que o planejamento das pastas envolvidas foi fundamental. “Essa iniciativa só foi possível graças ao empenho e planejamento da gestão pública e da eficiência de todos os setores envolvidos. Estamos analisando o orçamento municipal desde o início da gestão para certificar o fomento à economia. Mesmo com as dificuldades enfrentadas em decorrência da pandemia, o município trabalha para manter o pagamento dos funcionários em dia, garantindo o aquecimento da economia local”, apontou.
Com o aporte efetuado pela administração pública, o comércio também será beneficiado com a circulação econômica. Em momento pandêmico, a cidade que é essencialmente turística, ganha direta e indiretamente com o adiantamento da primeira parcela do décimo terceiro salário. O pagamento ocorre neste mês de julho, período em que o movimento no comércio registra queda ainda maior do que nos meses anteriores.
Ludmila Lopes
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.
É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.