Nesta terça-feira (28), um salão de beleza e um restaurante, ambos localizados em Iguaba Grande, foram flagrados furtando energia elétrica durante uma operação da Enel Distribuição Rio em conjunto com a 129ª Delegacia de Polícia (129ª DP) e do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE).
Durante a inspeção no salão de beleza, os técnicos encontraram uma ligação direta de energia em uma fase, o que resultou em perda total no registro de consumo de energia. A responsável pelo estabelecimento foi presa em flagrante pelos policiais da 129ª DP, e posteriormente liberada após o pagamento de fiança. A irregularidade foi desfeita e o consumo de energia foi normalizado.
Já no restaurante, que também era utilizado como residência pelo proprietário, foi constatada uma ligação direta em uma fase, causando perda total no registro de consumo de energia. O responsável pelo local foi preso em flagrante pelos policiais da 129ª DP, e também foi liberado após o pagamento de fiança. A Enel Desitribuição Rio desfez a irregularidade e o consumo de energia foi normalizado.
Além de ser um crime, o furto de energia elétrica pode afetar a qualidade do serviço prestado pela distribuidora e colocar em risco a população, especialmente aqueles que manipulam a rede elétrica. As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecarga na rede elétrica, interrompendo o fornecimento de energia.
A Enel Distribuição Rio reitera que continuará realizando operações para combater o furto de energia elétrica em todo o estado, visando garantir a segurança da população e a qualidade dos serviços prestados pela distribuidora.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.