back to top
quinta-feira, setembro 19, 2024
InícioRegião dos LagosArraial do CaboSábado (8) é 'Dia D' de vacinação contra paralisia infantil em Arraial

Sábado (8) é ‘Dia D’ de vacinação contra paralisia infantil em Arraial

As oito unidades de Estratégia de Saúde da Família da cidade estarão de portas abertas de 9h às 16h para imunizar os pequenos

As oito unidades de Estratégia de Saúde da Família de Arraial do Cabo estarão de portas abertas no próximo sábado (8), para vacinar crianças de um a cinco anos contra a paralisia infantil. Para ser imunizado basta comparecer a qualquer ESF, das 9h até 16h, levando a carteirinha de vacinação e o CPF da criança.

A Secretaria de Saúde pretende imunizar 95% do público alvo até o final da campanha no dia 14 de junho. Para o Dia D de vacinação nacional, o município recebeu 700 doses da vacina.

De acordo com a coordenadora de imunização, enfermeira Sandra Sthel, para alcançar a meta no Dia D serão mobilizados 70 profissionais da saúde, entre técnicos e enfermeiros, auxiliares, motoristas e supervisores.

Ela informou também que o Dia D de vacinação é um reforço para que ninguém deixe de ser vacinado, mas lembrou que as vacinas contra a poliomielite já estão disponíveis nas oito unidades desde o início da semana.

O Ministério da Saúde ressalta a importância da campanha deste ano para o enfrentamento à poliomielite, pois o país está em fase de transição para substituir as duas doses da vacina oral poliomielite (VOP) para apenas um reforço com a vacina inativada poliomielite (VIP). Ou seja, o esquema vacinal e a dose de reforço serão feitos exclusivamente com a VIP, a partir do segundo semestre de 2024.

O Brasil não registra casos de poliomielite desde 1989 e, cinco anos depois, em 1994, recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. No entanto, no ano passado, o país foi classificado como de alto risco para a reintrodução do poliovírus. Somente através da vacinação as crianças estarão protegidas. A poliomielite é uma doença altamente infecciosa causada por um vírus que ataca o sistema nervoso e pode levar à paralisia permanente.

Ludmila Lopes

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.

É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo