A partir da próxima segunda-feira (20), Rio das Ostras iniciará a aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 para gestantes e puérperas até 45 dias (com comprovação). Idosos a partir de 60 anos e pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos (com comprovação) também poderão procurar as unidades básicas de saúde para receber a dose do imunizante.
Além disso, a cidade continua oferecendo as doses das vacinas contra o coronavírus em forma de repescagem para toda a população a partir de seis meses. As unidades básicas de saúde realizam a aplicação das vacinas de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 16h30. As vacinas de rotina continuam sendo oferecidas nos postos, no turno da manhã, das 8h30 às 11h30.
No sábado, dia 25, o Polo da Secretaria de Turismo, que fica em anexo ao prédio da Secretaria de Turismo, na Praça Prefeito Cláudio Ribeiro, na Extensão do Bosque, funcionará das 8h às 18h para a aplicação das doses.
A iniciativa da Prefeitura de Rio das Ostras em ampliar a oferta de vacinas para diferentes grupos populacionais tem como objetivo proteger a saúde da população e controlar a disseminação da Covid-19 na cidade.
QUEM DEVE SE VACINAR – Os primeiros a receber a Bivalente foram os idosos a partir de 70 anos. Na próxima semana (de segunda a sexta, 20 a 24 de março), o Município continua com a aplicação da Bivalente, em forma de repescagem, a idosos de 69 e 60 anos e imunossuprimidos entre 59 a 12 anos (com comprovação).
Pode receber a Bivalente quem estiver dentro da faixa etária definida, desde que já tenha tomado ao menos duas doses das vacinas básicas contra a Covid-19 (CoronaVac, Astrazeneca e Pfizer) e a dose única da Janssen.O intervalo mínimo para receber a nova vacina Bivalente é de quatro meses entre a última dose da vacina básica.
CRIANÇAS – A vacina Bivalente está liberada para pessoas a partir de 12 anos de idade.
Crianças de 6 meses a 11 anos devem ser imunizadas com as vacinas básicas (monovalentes) liberadas para cada faixa etária.
DOCUMENTOS- Para a vacinação, é imprescindível a apresentação de documento de identidade com foto e CPF, além do cartão de vacinas.
Para as gestantes não há exigência de exames para a comprovação da gravidez, basta que a mulher afirme a situação gestacional para ser imunizada. Já as puérperas devem apresentar um documento que comprove o puerpério, como a certidão de nascimento do bebê.
CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO CONTRA COVID-19
(20 a 24 de março)
Locais: Unidades Básicas de Saúde de Rio das Ostras
Horários: Segunda a sexta, das 13h30 às 16h30
Grávidas e Puérperas de até 45 dias (com comprovação)
Repescagem das doses contra a Covid-19 e da vacina Bivalente (reforço)
Sábado 25/03- Polo da Secretaria de Turismo
Horário: Das 8h às 18h.
Repescagem das doses contra a Covid-19 e da vacina Bivalente (reforço)
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).