13/12/2024 — 21:50
  (Horário de Brasília)

Rio das Ostras confirma nova cepa do coronavírus e alerta a população para a variante P.1.2

Compartilhe

Secretaria municipal de Saúde recebeu nota técnica do estado confirmando a presença da variante no município no fim da tarde desta quinta-feira (6)

A secretaria de Saúde de Rio das Ostras recebeu, no fim da tarde desta quinta-feira (6), uma nota técnica da Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmando a presença de uma nova variante do coronavírus na cidade, a chamada P.1.2.

A SES-RJ anunciou a identificação da nova variante do vírus da Covid em território fluminense no fim da manhã desta quinta. A cepa recebeu o nome de P.1.2, por se tratar de uma alteração ocorrida na linhagem P.1 — que surgiu em Manaus.

“O objetivo do estudo é prever a avaliação do cenário epidemiológico no estado do Rio de Janeiro para antecipar possíveis alterações genômicas das variantes já conhecidas e preparar o estado e os municípios para o enfrentamento de qualquer alteração que venha modificar o padrão da doença”, afirmou o superintendente de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde, Mário Sérgio Ribeiro.

Ainda de acordo com o superintendente, ainda não é possível saber se a P.1.2 é mais letal ou mais transmissível. O impacto epidemiológico ainda será avaliado.

A nota técnica do estado apresenta o estudo genômico com amostras realizadas entre os dias 24 de março e 16 de abril. O estudo foi realizado em parceira entre o laboratório Lacen-RJ e a Secretaria de Estado de Saúde.

De acordo com a Prefeitura de Rio das Ostras, as variantes P.1 e P.2 já foram confirmadas, anteriormente, na cidade.

“A presença dessas variantes no município e o surgimento de uma nova linhagem reforçam a importância da vigilância e monitoramento das dispersões do vírus, a necessidade de manutenção de todas as medidas de prevenção ao contágio e da manutenção das barreiras sanitárias”, alertou o município.

*Com informações do G1.

MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem  Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo