InícioOcorrênciasAcidenteRegião dos Lagos entra no top 5 de colisões contra postes de...

Região dos Lagos entra no top 5 de colisões contra postes de energia elétrica no estado

Levantamento da Enel Rio indica 64 batidas nas cidades da região apenas em 2022

A Região dos Lagos entrou no top 5 no ranking de colisões contra postes de energia elétrica na área de concessão da Enel Rio. De acordo com os dados levantados pela concessionária, em 2022 foram registradas 64 batidas em postes.

Em toda a área de concessão, foram 552 batidas em postes, representando uma média de 1,5 colisão por dia. Esse número indica um aumento de 17% em comparação a 2021, quando foram registrados 460 casos de danos a postes de energia elétrica. Somente entre janeiro e abril de 2023, a distribuidora já contabilizou 194 ocorrências envolvendo postes.

O levantamento apontou que Macaé liderou o ranking de colisões contra postes em 2022, registrando 100 ocorrências. Em seguida, Campos dos Goytacazes aparece com 96 casos, seguido por São Gonçalo com 81. A Região Serrana ocupa o quarto lugar com 80 ocorrências, e a Região dos Lagos completa o top 5 com 64 casos.

Thiago Morais, responsável por Operação e Manutenção da Enel Distribuição Rio, destacou que essas ocorrências costumam se concentrar próximas aos finais de semana, especialmente entre sexta e segunda-feira. Um poste derrubado requer horas de trabalho das equipes de manutenção, que não só substituem a estrutura danificada, mas também reconstruem todo o trecho da rede elétrica afetada.

Morais ressaltou a importância de evitar esse tipo de acidente, pois além dos riscos à vida e ao impacto da falta de energia para os clientes, todo o custo de reposição de estruturas e cabos é repassado aos responsáveis pelos danos causados.

Quando ocorrem essas situações, a Enel Distribuição Rio deve ser comunicada para realizar a substituição do poste. Uma equipe é enviada ao local imediatamente para efetuar os reparos na rede elétrica. A partir do registro da placa do veículo e de fotos do incidente, os custos operacionais são repassados ao setor Jurídico da empresa, que realiza a cobrança junto ao proprietário do veículo.

Para comunicar ocorrências, solicitar serviços ou obter informações, os clientes podem utilizar o aplicativo Enel Rio, o site da companhia (www.enel.com.br), as redes sociais (Facebook: facebook.com/enelclientesbr e Twitter: @enelclientesbr) ou entrar em contato pela Central de Atendimento 0800 28 00 120. É fundamental que todos colaborem para evitar acidentes desse tipo, garantindo a segurança e o bom funcionamento do sistema elétrico na região dos lagos.

Coordenadora de Reportagem na Portal RC24h | Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo