O programa Renata Cristiane Online, exibido em formato multiplataforma pela Rádio RCFM, recebeu nesta segunda-feira (24) o subtenente Mauro Bernardo, candidato a deputado federal. Durante a entrevista, ele relembrou experiências da atuação policial no combate ao crime, falou sobre a relação construída com moradores de comunidades e destacou a importância da recuperação de pessoas que passaram pelo sistema prisional.
Mauro contou histórias de pessoas que foram presas durante o período em que atuou na segurança pública e que, posteriormente, conseguiram reconstruir a própria vida. Segundo ele, alguns desses encontros foram marcantes justamente porque antigos detidos passaram a reconhecer a importância da intervenção policial em momentos decisivos.
O candidato afirmou que já encontrou pessoas que, anos depois de uma prisão, relataram ter conseguido emprego, constituído família e mudado de trajetória. Para Mauro, esses casos demonstram que uma passagem pelo sistema prisional não precisa necessariamente representar o fim das possibilidades de recuperação.
Durante a entrevista, o subtenente também falou sobre a atuação policial em áreas de comunidade e regiões consideradas mais sensíveis. Ele relatou experiências de patrulhamento e acompanhamento desses locais, destacando a necessidade de preparo dos agentes para lidar com diferentes situações relacionadas à criminalidade.
Mauro defendeu uma postura mais rigorosa no enfrentamento ao crime organizado e afirmou que pretende levar essa experiência para a atuação política caso seja eleito deputado federal. Entre as bandeiras apresentadas estão o endurecimento das leis, a valorização dos profissionais das forças de segurança e o combate a práticas criminosas que afetam a população.
A entrevista também abordou a relação entre segurança pública e comunidades. Mauro destacou que, além da repressão ao crime, é necessário observar as condições enfrentadas por moradores de áreas vulneráveis e criar mecanismos capazes de impedir que jovens sejam atraídos pela criminalidade.
Ao comentar a experiência de pessoas que mudaram de vida após passarem pelo sistema prisional, o candidato reforçou a importância de oferecer oportunidades para quem demonstra disposição em reconstruir a própria trajetória.
No quadro Like e Dislike, Mauro Bernardo dedicou o like à apresentadora Renata Cristiane e à equipe da RCFM, além de citar o prefeito de Cabo Frio, Dr. Serginho. O candidato destacou a relação de amizade e confiança construída com a equipe.
Já o dislike foi direcionado aos maus-tratos contra animais e à falta de atenção adequada às pessoas que enfrentam problemas de saúde. Mauro afirmou que pretende levar essas pautas para a atuação parlamentar e defendeu uma postura mais atenta às necessidades da população.
A participação também serviu para reforçar as principais bandeiras apresentadas por Mauro Bernardo na disputa por uma vaga na Câmara dos Deputados, com foco na segurança pública, valorização dos profissionais da área e endurecimento das medidas contra a criminalidade.
Jornalista pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi e graduada em Comunicação Social pela Universidade Veiga de Almeida.
Repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023. Também é repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora e criadora de conteúdo para Web 3.0.
Atuou como produtora e repórter na Lagos TV, coordenadora de programação na InterTV - afiliada Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, categoria web.






