14/05/2026 — 16:53
  (Horário de Brasília)

RCFM / Escritora aborda desafios dos editais culturais e lança livro infantil em Cabo Frio

Autora Jaqueline Brum destaca importância do brincar na infância e projeto gratuito de incentivo à leitura

Compartilhe

O programa Renata Cristiane On-line, exibido em formato multiplataforma pela Rádio RCFM, recebeu nesta quinta-feira (14) a escritora Jaqueline Brum, que falou sobre os desafios enfrentados por artistas nos editais culturais e o lançamento do livro infantil “Quem Gosta de Brincar”.

Durante a entrevista, a autora destacou que uma das maiores dificuldades para os artistas não está apenas na aprovação dos projetos, mas também no cumprimento das etapas burocráticas e na prestação de contas exigida pelos editais culturais. Segundo ela, o processo demanda organização e atenção para que os profissionais continuem aptos a participar de futuras seleções.

Jaqueline contou ainda que o livro surgiu durante a pandemia, período em que realizava contações de histórias ao vivo pelas redes sociais. A obra tem como proposta resgatar brincadeiras tradicionais da infância e incentivar o desenvolvimento infantil para além do uso excessivo das telas.

A escritora também ressaltou o trabalho desenvolvido pela Academia de Letras e Artes de Cabo Frio, que promove gratuitamente clubes de leitura e oficinas de escrita todas as quartas-feiras, com ações voltadas ao incentivo à literatura e à formação cultural.

Ao final da entrevista, Jaqueline reforçou o convite para o lançamento do livro e para a mobilização que pretende arrecadar exemplares da obra para presentear crianças da rede pública de ensino.

No quadro “Like e Deslike”, a escritora destacou como “like” as pessoas que respeitam a infância. Já o “deslike” foi direcionado a quem maltrata crianças.

aaaaaaaaaaaa
MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem  Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

Jaqueline Duarte
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias