Manifestantes chegaram a interromper o trânsito na Praia do Siqueira, em Cabo Frio, reivindicando saneamento na Lagoa de Araruama na manhã deste sábado (24).
O ato, marcado para 9h, chegou a contar até com um Papai Noel para chamar a atenção de quem passava por ali.
A concentração ocorreu em frente ao semáforo da Avenida América Central.
O grupo hasteou bandeiras com os dizeres “Prolagos acabou com o turismo da região” e “se o Consórcio Lagos São João fosse bom, a lagoa estaria um brinco”.
Segundo a organização do ato, a poluição da lagoa é prejudicial aos moradores e pescadores locais.
Citadas no ato, o Portal RC24h procurou a Prolagos e o Consórcio Lagos São João para se posicionarem.
A concessionária disse, por meio de nota, que tem feito sucessivas reuniões com a ONG Nossa Lagoa Viva e “vem trabalhando em parceria com ela na articulação com autoridades municipais e estaduais na busca de melhorias para a orla da Praia do Siqueira”.
“A empresa está concluindo a implantação de cerca de três quilômetros de rede separativa de esgoto no bairro, reforçando a proteção ao meio ambiente”, continuou a empresa.
A Prolagos disse ainda que, no próximo ano, está previsto o início da obra de modernização da Estação de Tratamento de Esgoto, “que será uma das mais avançadas da região e irá operar em nível terciário”.
O Consórcio Intermunicipal Lagos São João, por sua vez, informou que atua na elaboração de projetos ambientais e no debate público sobre as ações de conservação da natureza em sua área de abrangência.
O consórcio esclareceu ainda que “não tem papel de fiscalização ou poder de punição em relação ao sistema de saneamento”.
“Em seu histórico de atuação, o Consórcio vem colaborando de forma determinante, desde 1999, como parte do processo de recuperação ambiental da Lagoa de Araruama, e se coloca à disposição para intermediar o tema junto à sociedade civil, ao poder público e à iniciativa privada”, concluiu a nota.