Nesta terça-feira (23), a Prolagos fará uma mega operação para melhorar ainda mais o abastecimento de água tratada nas cidades da área de concessão e reforçar a segurança operacional de todo o sistema. As intervenções fazem parte do Plano Verão 2022-2023 e serão executados em diversos pontos da região, inclusive, na estação de tratamento, que terá as atividades temporariamente suspensas. Em função dos serviços, o abastecimento poderá ficar comprometido nos municípios de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, principalmente, nos pontos mais elevados.
A concessionária orienta a população a manter cisternas e caixas d’água cheios e o registro do hidrômetro sempre aberto para a retomada do fornecimento. Para minimizar os impactos, atividades que utilizam muita água, como lavagem de roupa, limpeza de casa ou similares devem ser evitadas durante a parada programada.
A ação começará a partir das 5h e deve ser encerrada às 18h, podendo ser antecipado, caso não ocorra nenhum evento fora do esperado. Os sistemas serão retomados imediatamente após a conclusão dos serviços e a normalização do abastecimento se dará de forma gradativa, podendo levar até 24 horas.
Para otimizar a parada e reduzir os impactos para a população, a concessionária preparou um plano complexo que será executado de forma simultânea em cinco municípios. Ao todo, entre equipes próprias e terceirizadas, 65 pessoas estarão envolvidas nos trabalhos, onde serão usados cerca de 10 equipamentos como: caminhões munck, retroescavadeiras, guindaste e geradores.
O principal serviço será executado na Estação de Tratamento de Água (ETA), localizada no distrito de São Vicente de Paulo, em Araruama, onde será feita a substituição de três transformadores da subestação de energia elétrica, por equipamentos mais potentes, que proporcionarão maior segurança operacional e permitirão que os maquinários elétricos e eletrônicos funcionem com maior estabilidade. Cada um dos equipamentos pesa cinco toneladas e a troca será feita com o auxílio de guindastes. “Nós reunimos o maior número de serviços ao mesmo tempo para reduzir os impactos para a população, mas será necessário fazermos outras paradas no abastecimento para realizarmos outros serviços e melhorarmos ainda mais o abastecimento na alta temporada”, explica José Carlos Almeida, Diretor Executivo da Prolagos.
Na RJ-102, em Búzios, e na RJ-106, em São Pedro da Aldeia, as equipes farão a troca de tubos da adutora (tubulação de grande porte que transporta água) responsável por abastecer os Armação dos Búzios e o distrito de Tamoios, por outros de material mais moderno, que oferecerão maior durabilidade e menor risco de vazamentos. No Vinhateiro, a Estação de Distribuição de Água vai ganhar novas válvulas que vão auxiliar no controle do abastecimento e melhorar a performance da unidade. Já na Vila do Sol, em Cabo Frio, será feita a terceira fase da obra de interligação da adutora que, em breve, levará água para os distritos de Novo Arraial, Sabiá, Caiçara e Pernambuca, em Arraial do Cabo. Implantada em junho deste ano, a rede de abastecimento também ampliará em 36% o volume de água fornecido para o distrito sede. A intervenção que tem prazo de conclusão de 3 anos, terá o investimento de aproximadamente R$17,6 milhões, onde 47km de rede serão construídos, abastecendo mais de 2.300 famílias.
O atendimento emergencial, caso necessário, a hospitais e postos de saúde será feito por meio de caminhões-pipa até a normalização do sistema. O Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) e o WhatsApp estão à disposição pelo número 0800-7020-195. O cliente também pode entrar em contato pelo aplicativo Águas APP ou pela agência virtual, no site www.prolagos.com.br.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.