22/12/2024 — 15:31
  (Horário de Brasília)

Prolagos apresenta funcionamento do sistema de esgotamento sanitário na Câmara de Arraial do Cabo

Durante encontro, diretor-presidente Pedro Freitas também falou sobre as ações da concessionária para apoiar o município para executar melhorias na rede de drenagem

Compartilhe

Nesta terça-feira (13) o diretor-presidente da Prolagos, Pedro Freitas, esteve na Câmara de Vereadores de Arraial do Cabo para tirar as dúvidas do legislativo e da população sobre o funcionamento do sistema de esgotamento sanitário em vigor, Coleta em Tempo Seco, no qual o esgoto é coletado pela concessionária nas manilhas de drenagem pluvial e destinados para Estação de Tratamento de Esgoto, localizada na Praia Grande. Durante o encontro, também foi falado sobre o apoio da empresa ao município na execução de soluções na rede de drenagem municipal para evitar alagamentos em períodos de chuva e avaliar pontos de melhorias no sistema.

Essas ações começaram na segunda-feira com a participação de equipe técnica e equipamentos da concessionária, que estão sendo utilizados para apoiar ações emergenciais na rede pluvial. Em reunião realizada com a secretaria de Serviços Públicos, na última quinta-feira (8), a Prolagos cedeu um caminhão para auxiliar na desobstrução da rede de drenagem que é impactada pelo acúmulo de areia e resíduos, para que o município possa reduzir a sobrecarga do sistema de drenagem pluvial, intensificando a limpeza de galerias. A concessionária também está avaliando a estrutura da rede para identificar possíveis gargalos que podem dificultar o escoamento da água da chuva. Entre os pontos de atenção na cidade estão: Centro, Praia Grande e Prainha, que costumam ter mais pontos de alagamentos em períodos chuvosos. Desde as últimas chuvas, a empresa também auxiliou na análise da água das praias do Forno e Prainha.

Após a alta temporada, a concessionária também vai apoiar a Prefeitura na desobstrução do Canal da Liberdade e na limpeza do Parque Público Hermes Barcellos. “Temos um diálogo aberto com o executivo e essa reunião na Câmara contribuiu para que possamos ajudar ainda mais o município. É natural que haja dúvidas sobre o papel de cada um no sistema de Coleta em Tempo Seco. Diferente das outras cidades da nossa área de concessão, assumimos o esgotamento sanitário de Arraial do Cabo somente em 2016. Avançamos muito até aqui, principalmente com a recuperação do sistema, e nos colocamos à disposição para auxiliar na tomada de decisões que irão refletir na melhoria do funcionamento da rede de drenagem pluvial”, pontua Pedro Freitas.

Quando assumiu a operação do esgoto em Arraial, as estações de tratamento e bombeamento estavam em estado precário de conservação e passaram por melhorias estruturais e operacionais para receber o esgoto coletado. Estações elevatórias foram revitalizadas e a rede coletora foi recuperada e ampliada. Novas bombas reservas foram instaladas em todas as unidades, que também receberam novos barriletes, conjunto hidráulico formado por tubulações, conexões e registros responsáveis pelo fluxo do esgoto. Os investimentos proporcionaram maior eficiência operacional e segurança.

Redação
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo