back to top
sábado, setembro 7, 2024
InícioRegião dos LagosArraial do CaboProlagos apresenta funcionamento do sistema de esgotamento sanitário na Câmara de Arraial...

Prolagos apresenta funcionamento do sistema de esgotamento sanitário na Câmara de Arraial do Cabo

Durante encontro, diretor-presidente Pedro Freitas também falou sobre as ações da concessionária para apoiar o município para executar melhorias na rede de drenagem

Nesta terça-feira (13) o diretor-presidente da Prolagos, Pedro Freitas, esteve na Câmara de Vereadores de Arraial do Cabo para tirar as dúvidas do legislativo e da população sobre o funcionamento do sistema de esgotamento sanitário em vigor, Coleta em Tempo Seco, no qual o esgoto é coletado pela concessionária nas manilhas de drenagem pluvial e destinados para Estação de Tratamento de Esgoto, localizada na Praia Grande. Durante o encontro, também foi falado sobre o apoio da empresa ao município na execução de soluções na rede de drenagem municipal para evitar alagamentos em períodos de chuva e avaliar pontos de melhorias no sistema.

Essas ações começaram na segunda-feira com a participação de equipe técnica e equipamentos da concessionária, que estão sendo utilizados para apoiar ações emergenciais na rede pluvial. Em reunião realizada com a secretaria de Serviços Públicos, na última quinta-feira (8), a Prolagos cedeu um caminhão para auxiliar na desobstrução da rede de drenagem que é impactada pelo acúmulo de areia e resíduos, para que o município possa reduzir a sobrecarga do sistema de drenagem pluvial, intensificando a limpeza de galerias. A concessionária também está avaliando a estrutura da rede para identificar possíveis gargalos que podem dificultar o escoamento da água da chuva. Entre os pontos de atenção na cidade estão: Centro, Praia Grande e Prainha, que costumam ter mais pontos de alagamentos em períodos chuvosos. Desde as últimas chuvas, a empresa também auxiliou na análise da água das praias do Forno e Prainha.

Após a alta temporada, a concessionária também vai apoiar a Prefeitura na desobstrução do Canal da Liberdade e na limpeza do Parque Público Hermes Barcellos. “Temos um diálogo aberto com o executivo e essa reunião na Câmara contribuiu para que possamos ajudar ainda mais o município. É natural que haja dúvidas sobre o papel de cada um no sistema de Coleta em Tempo Seco. Diferente das outras cidades da nossa área de concessão, assumimos o esgotamento sanitário de Arraial do Cabo somente em 2016. Avançamos muito até aqui, principalmente com a recuperação do sistema, e nos colocamos à disposição para auxiliar na tomada de decisões que irão refletir na melhoria do funcionamento da rede de drenagem pluvial”, pontua Pedro Freitas.

Quando assumiu a operação do esgoto em Arraial, as estações de tratamento e bombeamento estavam em estado precário de conservação e passaram por melhorias estruturais e operacionais para receber o esgoto coletado. Estações elevatórias foram revitalizadas e a rede coletora foi recuperada e ampliada. Novas bombas reservas foram instaladas em todas as unidades, que também receberam novos barriletes, conjunto hidráulico formado por tubulações, conexões e registros responsáveis pelo fluxo do esgoto. Os investimentos proporcionaram maior eficiência operacional e segurança.

Redação
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo