Já estão abertas as inscrições da sexta edição do Pioneiros, programa gratuito da Prolagos para capacitação profissional de jovens estudantes de 15 a 20 anos, da rede pública de ensino. São oferecidas 30 vagas para o projeto, que propõe uma imersão completa no universo do saneamento básico, por meio de diversas atividades, como palestras, workshops e visitas técnicas à sede e a unidades operacionais da concessionária.
As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de março, no site da Prolagos (www.prolagos.com.br). Para participar é preciso estar matriculado em turmas de Ensino Médio ou do 9º ano do Ensino Fundamental e frequentar regularmente a escola. Além disso, o jovem precisa integrar famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica; ou pertencer a comunidades tradicionais, como quilombolas e pescadores; ou ter parentesco com colaboradores da concessionária.
Ao fim do período de capacitação com tutores da equipe técnica da Prolagos, os estudantes deverão apresentar um projeto para contribuir com a melhoria do sistema de saneamento da região. Os responsáveis pelos melhores trabalhos concorrem a vagas de Jovem Aprendiz na concessionária. Já os vencedores terão a chance de disputar a etapa nacional com outros representantes do Grupo Aegea Saneamento, do qual a Prolagos faz parte, concorrendo a bolsas de estudo na Universidade Veiga de Almeida (UVA). Neste ano, a premiação da etapa nacional acontece em São Paulo, neste mês de março, com a participação dos estudantes de Cabo Frio Henry Freitas e Matheus Abreu, de 17 e 18 anos respectivamente, vencedores do Pioneiros em 2023.
O Pioneiros é um dos 17 programas socioambientais que serão desenvolvidos pela Prolagos neste ano, com o objetivo de gerar um impacto relevante nas esferas da educação, saúde e geração de renda. A coordenadora de Responsabilidade Social da concessionária, Aline Araújo, destaca o efeito causado pelo projeto de capacitação profissional na vida dos estudantes e de suas famílias.
“O projeto Pioneiros traz um grande legado de conhecimento e capacitação para os jovens que participam, por meio de uma imersão ao universo corporativo e do saneamento como um todo. Nele, os jovens aprendem sobre como funciona o dia a dia de uma grande empresa, assim como o funcionamento de cada setor dentro da Prolagos, abrindo um universo de possibilidades profissionais. Além da oportunidade única de aprendizado, o projeto ainda possibilita uma inclusão no mercado de trabalho, através das vagas de jovens aprendiz que são oferecidas por meio de um processo seletivo com as duplas vencedoras”, explica Aline.
A colaboradora Laryssa Silva, do Atendimento, iniciou a trajetória na empresa após fazer parte da primeira turma do Pioneiros. Ela ressalta a importância da iniciativa para a sua carreira.
“O Pioneiros foi muito importante na minha vida profissional. No projeto, eu conheci como funcionava o mundo corporativo e o saneamento. Ele também me concedeu a oportunidade de primeiro emprego, como jovem aprendiz, quando pude aprender coisas novas e desenvolver minhas habilidades. Gostaria que todos os jovens tivessem a oportunidade que eu tive, pois foi maravilhosa. Eu só tenho a agradecer”, comentou Laryssa.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.