O Projeto social “Caminhos do Bem”, que acontece em Cabo Frio, no bairro Jardim Peró, reúne adultos e crianças a partir de 5 anos em aulas gratuitas de jiu-jitsu, ministradas pelo sensei André Luiz Silva, praticante do esporte há 19 anos. Ele, que é idealizador da iniciativa, está à frente das atividades há seis anos e não possui ajuda da prefeitura.
Atualmente, “Caminhos do Bem” reúne 64 alunos. Mesmo com a grande quantidade, o projeto não conta com ajuda de terceiros, apenas da Igreja Congregacional, onde são ministradas as aulas. André contou que as atividades começaram a partir de uma história de superação. “(…) Eu perdi para ganhar, perdi meu filho afogado com três anos de idade, e, a partir de então, Deus colocou no meu coração para trabalhar com crianças. E veio, eu comecei a sonhar, comecei a dar aula na minha casa (…). Foi crescendo, crescendo e se transformou no Projeto Caminho do Bem”, explicou André.
Ele pontuou, também, que o projeto já conta com atletas de ponta e que, para competir em determinados campeonatos, são necessários mais apoiadores.
“Os adultos que participam do projeto são pais incentivadores, que já são atletas de ponta, assim como Daiana, que é campeã mundial. (…) Ela está crescendo e tem um futuro promissor no esporte, mas tudo com iniciativa própria. A gente está buscando apoiadores agora, né? Que agora não tem jeito. Nós vamos para campeonatos grandes, Mundial, Pan Americano… Ela vai, se Deus quiser, se a gente conseguir ajuda financeira, para Abu Dhabi. E, aonde ela estiver, esses apoiadores estarão ali no quimono dela, aparecendo”, disse o sensei, orgulhoso de sua pupila.
No momento, o projeto está precisando de tatame, quimono, pois as crianças ficam trocando uma com a outra, e ajuda de custo das passagens para os alunos, que pretendem competir em campeonatos nacionais e internacionais.
Para se inscrever ou ajudar o projeto, basta entrar em contato com o sensei André, através do número: (22) 99885-0716.
Ludmila Lopes
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.
É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.