InícioCabo FrioProjeto Albatroz e Bandeira Azul iniciam Semana do Meio Ambiente com ação...

Projeto Albatroz e Bandeira Azul iniciam Semana do Meio Ambiente com ação no Peró, em Cabo Frio

Foram recolhidos cerca de 11 sacos de lixo com todo tipo de material, desde copo plástico a peça de ventilador

O Projeto Albatroz, Bandeira Azul e voluntários se uniram para coletar bitucas de cigarro na praia do Peró e Pontal do Peró, neste sábado (05), marcando o início da Semana do Meio Ambiente, em Cabo Frio.

A principal preocupação com o descarte irregular de bitucas de cigarro é devido a sua alta toxidade e grande volume nas praias.

Cada fumante descarta cerca de 7,7 bitucas de cigarro por dia, acumulando por volta de 12,3 bilhões de bitucas descartadas diariamente. Além disso, uma bituca de cigarro contém mais de 4,7 mil substâncias tóxicas que podem prejudicar o solo e contaminar as águas.

Um estudo em andamento do Projeto de Pesquisa e Extensão da Prolagos e a Universidade Veiga de Almeida (UVA), de Cabo Frio, que analisa bancos de dados sobre a presença de micro lixo nas praias de Cabo Frio, aponta que os materiais mais presentes nessas regiões, além da bituca de cigarro, são pedaço de plástico, isopor e embalagens de produtos.

Mariana Dantas, coordenadora do Projeto Albatroz, conta que a fiscalização é muito difícil e não causa punição. “Descartar lixo nas praias é um crime ambiental, mas é muito difícil fiscalizar e punir pessoas que poluem o meio ambiente com seu lixo”, diz Mariana.

A ação conta com cerca de 30 pessoas de todas as idades, entre elas, José Machado da Silva, de 77 anos. Para ele, os mais novos têm mais consciência ambiental. “A juventude de hoje tem outra percepção em relação à natureza. Estão muito mais conscientes que na minha geração”, conta Machado.  

Foram recolhidos cerca de 11 sacos de lixo com todo tipo de material, desde copo plástico a peça de ventilador.

Letycia Rocha
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida. Atuou como produtora/repórter na Lagos TV e Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo. Colabora no jornal O Dia e Blog Cutback.
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content