Após receber denúncias de consumidores, fiscais do Procon de Rio das Ostras realizaram ações no início deste mês e constataram irregularidades em duas agências bancárias da cidade. As autuações foram baseadas nas leis Estaduais, que estipulam que os consumidores devem ser atendidos nas agências bancárias em até 30 minutos.
Em uma das agências, os fiscais constataram que o prazo de atendimento estava muito acima do estipulado na legislação. Já na outra, as senhas não continham informações sobre o horário de entrada dos consumidores.
Os autos de infração foram lavrados e os bancos foram devidamente notificados para apresentarem defesas dentro do prazo legal. Após essa fase, será aberto um Processo Administrativo, podendo resultar na aplicação de multa administrativa. As agências têm o direito de se defender conforme previsto na legislação vigente.
“Os consumidores devem exigir a senha contendo a hora de entrada no banco. Após o atendimento ser concluído, podem solicitar que o atendente assine e confirme o horário efetivo do atendimento, possibilitando que medidas cabíveis sejam adotadas em face ao descumprimento da lei e resguardando seus direitos”, disse o coordenador executivo do Procon de Rio das Ostras, Rafael Macabu.
Para formalizar denúncias ou reclamações, os consumidores podem utilizar os canais de atendimento do Procon Rio das Ostras, como o Whatsapp da Fiscalização – (22) 2771-6581, o e-mail faleprocon@gmail.com, ou comparecer pessoalmente à sede do órgão. O Procon destaca a importância da participação ativa dos consumidores na fiscalização e denúncia de irregularidades, contribuindo para a melhoria dos serviços oferecidos pelas instituições financeiras.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.