InícioRegião dos LagosCabo FrioProcon de Cabo Frio fiscaliza venda de pomada capilar proibida pela Anvisa

Procon de Cabo Frio fiscaliza venda de pomada capilar proibida pela Anvisa

Ação foi realizada em barbearias, salões de beleza, farmácias e perfumarias de São Cristóvão e do Centro da cidade

O Procon de Cabo Frio realizou uma operação conjunta com a Vigilância Sanitária, nesta quinta-feira (16), para verificar o cumprimento da Resolução nº 475, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que proíbe temporariamente a comercialização de todos os modelos de pomadas usadas para trançar, modelar e fixar cabelos. A resolução foi publicada no último dia 9 de fevereiro, após relatos de eventos adversos graves relacionados à intoxicação ocular de consumidores.

A ação conjunta foi realizada em barbearias, salões de beleza, farmácias e perfumarias de São Cristóvão e do Centro da cidade. Nos estabelecimentos em que os produtos foram encontrados pelos agentes, os comerciantes foram orientados a retirar o material das prateleiras, separá-lo em caixas e acondicioná-lo no estoque, fora do espaço de venda para os clientes.

Segundo a secretária adjunta de Defesa do Consumidor, Cláudia Tavares, por se tratar de uma interdição cautelar da Anvisa, os comerciantes não foram obrigados a descartar os produtos. No entanto, os itens foram acautelados e tiveram o número do lote anotado. Caso a Anvisa determine a interdição definitiva dos produtos, eles deverão ser retirados de vez de circulação, sob pena de o estabelecimento ser multado.

“Na verdade, está suspensa a venda das pomadas até que a Anvisa determine que elas possam ser novamente vendidas ou descartadas. Está sendo feita uma análise nos produtos para verificar o que está causando problema nos consumidores. Então, nesse Carnaval, pode trançar o cabelo à vontade, mas não pode usar pomadinha modeladora nos cabelos, para a saúde e o bem de todos”, esclareceu a secretária adjunta.

Uma nova operação conjunta entre o Procon e a Vigilância Sanitária será realizada em breve em estabelecimentos comerciais de outros bairros do município, inclusive no shopping. Enquanto isso, as denúncias podem ser feitas pelo telefone (22) 2645-4799 ou pelo e-mail procon@cabofrio.rj.gov.br. O Procon funciona na Rua Florisbela Rosa da Penha, nº 292, no Braga, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Em Tamoios, a sede do Procon fica no Shopping UnaPark, na Rodovia Amaral Peixoto, Bloco B, sala 4. O funcionamento é nas terças e quintas-feiras, das 9h às 16h.

Coordenadora de Reportagem na Portal RC24h | Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo