Em Búzios, o Procon e a Vigilância Sanitária do município, realizaram uma fiscalização na última quarta (25), após denúncias, em um açougue no bairro de Cem Braças. No local foram constatadas diversas irregularidades, entre elas, condições sanitárias precárias, principalmente das câmaras usadas para o armazenamento de carnes, que estavam enfileiradas de maneira incorreta, todas muito próximas umas das outras e sem malha de proteção.
Não havia local apropriado para desossa de carnes e os restos estavam expostos a moscas e outros insetos. Na vitrine expositora, os alimentos estavam apresentados de maneira incorreta (carne de porco em contato com carene de frango e boi), o que pode causar contaminação cruzada. Os agentes também identificaram carnes sem a especificação da data de validade. Além disso, foram encontrados alimentos que estavam em contato com o chão.
O estabelecimento em questão recebeu a ordem para efetuar diversas regularizações como a higienização das câmaras, vitrine expositora e outros ambientes do estabelecimento.
Todas as irregularidades corroboraram para a autuação do estabelecimento, sendo certo de que este possui o direito de apresentação de defesa. Os produtos identificados como impróprios para o consumo foram devidamente descartados no local, sendo mais de 32 quilos de mocotó, 12 quilos e meio de bucho, 16 quilos de garganta salgada, mais de 11 de costelinha suína salgada e 2 de costela bovina, mais de 2 quilos de pé suíno, quase 10 de carne seca e quase 4 quilos de linguiça paio, totalizando mais de 90 quilos de alimentos descartados.