A equipe do Procon Cabo Frio esteve nas praias do Peró e das Conchas, nesta sexta-feira (7), para mais uma ação educativa junto aos donos e funcionários de quiosques e tendas que atuam na região.
Com o apoio da Fiscalização de Posturas, a ação teve o objetivo de orientar os trabalhadores quanto às condutas proibidas pelo Código de Defesa do Consumidor na relação com os clientes. Práticas como venda casada e imposição de consumação mínima ao cliente são vedadas pela legislação.
Assim como foi feito na Praia do Forte recentemente, foram entregues aos comerciantes e banhistas folhetos informativos e exemplares do Código de Defesa do Consumidor.
“Depois de recebermos várias denúncias de abusos cometidos nas praias, estamos dando prosseguimento a esse trabalho, inicialmente com abordagem educativa. A resposta dos barraqueiros tem sido positiva, mas o Procon vai continuar fiscalizando de perto para que o consumidor não saia prejudicado”, garantiu a coordenadora-geral do Procon Cabo Frio, Mônica Bonioli.
Frequentadores aprovam atuação
Cabo-frienses e visitantes já sentem a diferença nas praias do município em relação ao ordenamento implantado pela atual gestão municipal, iniciada no começo de janeiro.
Entre outras ações, a fiscalização do comércio nas areias das praias chamou a atenção de banhistas, como a carioca Sônia Martins, que curtia a Praia do Peró acompanhada do marido, Celso Ferreira.
“Eu apoio ações como essa, que têm mesmo que continuar”, disse.
Já a moradora Márcia Mourão elogiou o trabalho de conscientização dos consumidores.
“Receber essa cartilha permite que a gente tire as nossas dúvidas. Muitas vezes, a gente tem a impressão de que algumas coisas são permitidas, e isso tudo ajuda a elucidar, esclarecer e reforçar os nossos direitos”, complementa.
O Procon Cabo Frio funciona na Rua Nicolas Aslan, n° 235, no bairro Braga, das 9h às 17h. Denúncias, dúvidas e sugestões também podem ser encaminhadas pelo e-mail procon@cabofrio.rj.gov.br.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).