O Procon Cabo Frio realizou, nesta semana, uma ação de fiscalização no comércio da cidade, visando ao movimento de compras para o Dia dos Pais, celebrado no domingo (13). Entre terça (8) e quinta-feira (10), os agentes estiveram em estabelecimentos comerciais no Shopping UnaPark, em Tamoios; no Shopping Park Lagos, no Novo Portinho; e no Centro da cidade, para orientar os comerciantes e apurar possíveis irregularidades e abusos contra o consumidor.
Nos três dias de operação, os agentes visitaram 32 estabelecimentos comerciais e registraram oito autos de constatação, a maioria deles pela falta do preço das mercadorias nas vitrines. As lojas notificadas foram obrigadas a se adequar imediatamente e agora têm dez dias para justificar a conduta. O descumprimento ao Código de Defesa do Consumidor e a reincidência na irregularidade podem acarretar multas para o estabelecimento.
“Fizemos uma passagem orientativa entre as lojas que ainda teimam em não colocar os preços na vitrine. Constatamos e notificamos algumas que ainda insistem na prática, para poder deixar nossa cidade organizada. Foi bem positiva a receptividade dos lojistas, mas a gente foi um pouco mais incisivo desta vez”, explica a secretária adjunta de Defesa do Consumidor, Cláudia Tavares.
Os consumidores que se sentirem lesados podem protocolar denúncias pelo e-mail procon@cabofrio.rj.gov.br ou, de forma presencial, na sede do órgão, na Rua Florisbela Rosa da Penha, 292, no Braga. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.