O Procon Cabo Frio participou, nesta terça-feira (11), de uma operação conjunta com órgãos estaduais para verificar possíveis irregularidades em postos de combustíveis do município.
A ação, chamada “Operação Pressão Máxima”, contou com a participação da Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (Sedcon), do Procon Estadual, do Instituto Estadual de Pesos e Medidas (Ipem-RJ), do Detran-RJ, da Polícia Militar e da Agência Nacional de Petróleo (ANP), que trouxe um laboratório móvel para análise da qualidade dos combustíveis.
Durante a operação, foram verificadas ocorrências de “bomba baixa” e de baixa pressão nos bicos de gás natural veicular (GNV). Não foram encontradas irregularidades nos postos fiscalizados.
No entanto, 32 veículos foram autuados pelo Detran por instalações de GNV irregulares, vencidas, sem licença ou sem certificado de controle de segurança e qualidade. Um posto foi obrigado a retirar dois banners de publicidade parcialmente danificados que dificultavam a compreensão dos consumidores sobre os valores de combustíveis com desconto por aplicativo.
A coordenadora-geral do Procon Cabo Frio, Mônica Bonioli, comentou a ação:
“Ações como essa são de grande importância, pois sinalizam aos consumidores que estamos constantemente vigiantes quanto ao oferecido pelos postos do município e, para os estabelecimentos, que precisam cumprir os parâmetros exigidos pelas autoridades da área. Isso não para por aqui, seguiremos vigilantes no cumprimento da Lei”.









