O Procon de Cabo Frio interditou, nesta terça-feira (22), a agência Eureka Viagens e Turismo, acusada de causar prejuízos a consumidores que compraram pacotes turísticos e não receberam os serviços contratados. Com a medida, a empresa fica impedida de atuar tanto presencialmente quanto de forma remota, incluindo pelas redes sociais, que devem ser desativadas imediatamente, sob pena de desobediência.
A decisão é resultado de um processo administrativo instaurado em maio, após o recebimento de diversas reclamações formais. Segundo os relatos, os consumidores efetuaram pagamentos antecipados, mas não tiveram os serviços prestados e tampouco foram ressarcidos.
A Secretaria de Turismo de Cabo Frio já havia protocolado, no início de junho, um pedido de suspensão do registro da empresa no Cadastur — sistema do Ministério do Turismo que reúne prestadores de serviços turísticos. Além disso, a Secretaria Municipal de Fazenda não encontrou alvará de funcionamento ativo em nome da agência.
Durante a apuração, os agentes do Procon percorreram diversos endereços ligados à Eureka Viagens, sem sucesso na localização de uma sede física. A atuação da empresa era realizada majoritariamente pelas redes sociais, especialmente o Instagram.
“Estamos acompanhando esse caso há algum tempo, que também está sendo investigado pela Polícia Civil por possível prática de crimes. O Procon está colaborando com as autoridades e à disposição das vítimas para orientações quanto aos seus direitos”, afirmou a coordenadora-geral do Procon, Mônica Bonioli.
Consumidores lesados podem buscar atendimento no Procon de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Nicola Aslan, 235, no Braga, ou no Shopping UnaPark, bloco B, sala 4, em Unamar-Tamoios. O atendimento também pode ser agendado pelo WhatsApp: (22) 99907-2128.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.