Com a proximidade do Dia do Pais, muita gente corre para as lojas atrás de presentes. Por isso, o Procon de Cabo Frio realizou, nesta quarta-feira (6), uma ação de fiscalização no comércio de rua da cidade, com o objetivo de orientar os lojistas e apurar possíveis afrontas ao Código de Defesa do Consumidor.
A equipe de agentes percorreu lojas de roupas, móveis, eletroeletrônicos, joias, sapatos, perfumes e outros segmentos, para verificar as ofertas e promoções para a data festiva, além de situações de praxe, como a exposição de preços nas mercadorias ou em locais visíveis nos estabelecimentos. Em duas lojas na Avenida Teixeira e Souza, no Centro, cartazes com publicidade de difícil compreensão foram retirados.
A coordenadora geral do Procon, Mônica Bonioli, destacou que o consumidor também deve fazer a sua parte para evitar prejuízos e reclamações futuras.
“É importante que o consumidor esteja consciente para não se deixar levar por falsas vantagens. Algumas dicas importantes são guardar as notas e cupons fiscais para possíveis reclamações futuras, pesquisar os preços nas lojas fisicas e plataformas digitais e procurar saber a reputação do estabelecimento, no caso das compras virtuais. De todo modo, estamos à disposição para fazer valer o direitos dos consumidores”, destacou a coordenadora.
Denúncias de práticas abusivas podem ser encaminhadas para o Procon, que atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Nicola Aslan, 235, no Braga (antiga sede da Prefeitura) e no Shopping UnaPark, bloco B, sala 4, em Unamar-Tamoios. O atendimento pode ser agendado pelo WhatsApp (22) 99907-2128.





Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.