20/01/2025 — 13:59
  (Horário de Brasília)

Presos dois envolvidos nas mortes de jornalista e vereador de Maricá

Três mandados de prisão foram expedidos contra suspeitos pelos assassinatos. Um homem segue foragido

Compartilhe

Duas pessoas acusadas de envolvimento nas mortes do jornalista Romário da Silva Barros, do vereador Ismael Breve e do filho dele, Thiago Marins, foram presas na manhã desta quinta-feira (24). Os crimes aconteceram há quase 4 anos, em junho e agosto de 2019. A ação é da Delegacia de Homicídios de Niterói, Itaboraí e São Gonçalo (DHNSG) e o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Rio. Ao todo, três mandados de prisão foram expedidos. Um dos acusados está foragido.

Rodrigo José Barbosa da Silva, suspeito de envolvimento nos três assassinatos, foi preso. Além dele, uma mulher identificada como Vanessa da Matta, conhecida como Vanessa Alicate, também foi detida na ação. Ela é suspeita de participar das mortes do vereador e filho. O subtenente reformado Davi Esteves também é apontado como envolvido no homicídio de Ismael e Thiago. Ele, no entanto, segue foragido.

Relembre os casos

O jornalista Romário da Silva Barros foi assassinado com tiros no rosto e no pescoço, em Maricá, em junho de 2019. Fundador do portal Lei Seca de Maricá, Romário, segundo a viúva, Islay Monnerat, não recebia ameaças de morte.

— O Romário nunca recebeu ameaças. Era muito querido em Maricá. Andava na rua e era abordado por todo mundo. Era famoso na cidade por ser jornalista. Ajudava a todos. As pessoas pediam para fazer selfie com ele. Está sendo o pior momento da minha vida. Perdi o companheiro, meu par. A gente planejava ter um bebê, estava tentando. Não sei o que mais fazer da minha vida. Está uma dor imensurável — disse, à época.

Romário foi morto após voltar de uma caminhada, no Bairro Araçatiba. Imagens de uma câmera de segurança mostram que, ao entrar em seu carro, o jornalista foi surpreendido por um homem que desceu de um automóvel escuro, estacionado atrás do veículo da vítima.

O vereador Ismael Breve de Marins e o filho, o advogado Thiago André Marins, foram mortos a tiros dois meses após, em agosto de 2019. Os corpos foram encontrados em casa, na Rua Agrípio Luis da Costa, no bairro Zacarias.

Segundo informações da DHNSG à época, por volta das 3h40, dois bandidos invadiram a residência e foram, primeiro, para o quarto de Thiago. Ismael tentou evitar a morte do advogado e acabou sendo baleado também. Ele morreu no corredor.

*Com informações dO GLOBO.

MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem  Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo