28/02/2025 — 19:05
  (Horário de Brasília)

Prefeitura de São Pedro da Aldeia promove palestra sobre uso terapêutico do canabidiol

Evento da Secretaria Municipal de Saúde encerra atividades do “Fevereiro Roxo e Laranja”

Compartilhe

A prefeitura de São Pedro da Aldeia reuniu profissionais dos programas “Melhor em Casa” e de Atendimento Domiciliar aos Cronificados (PADC) para uma palestra com o tema “O uso da cannabis medicinal na fibromialgia e no Alzheimer”. A iniciativa, realizada na quinta-feira (27), foi do setor de Atenção Domiciliar, da Secretaria Municipal de Saúde, e contou, ainda, com a participação de familiares e cuidadores de pacientes assistidos pelos serviços.

O evento marcou o encerramento das atividades da campanha “Fevereiro Roxo e Laranja”, que busca conscientizar a população sobre doenças crônicas, como alzheimer, fibromialgia e leucemia. O objetivo é reforçar a importância dos cuidados paliativos e da qualidade de vida dos pacientes.

O diretor da Atenção Domiciliar, Júnior Curcino, falou sobre a importância da iniciativa. “A capacitação dos profissionais e a conscientização dos cuidadores são fundamentais para garantir um atendimento qualificado e humanizado aos pacientes que necessitam desse tipo de tratamento. Com iniciativas como essa, a Secretaria de Saúde reforça seu compromisso em oferecer informação e suporte aos profissionais e familiares dos assistidos pelos programas domiciliares”, destacou.

A palestra foi conduzida pelo fisioterapeuta intensivista Miguel Soares Gonçalves. Durante o encontro, o especialista explicou como o canabidiol (CBD) tem sido utilizado no tratamento dessas doenças e destacou seu efeito neuroprotetor. “O medicamento é usado em diversas patologias e condições de pacientes, incluindo fibromialgia, alzheimer e outras doenças neurodegenerativas. Nos últimos anos, o canabidiol tem se destacado por seu potencial terapêutico e estudos recentes indicam que sua aplicação pode trazer avanços significativos para a medicina nos próximos anos”, afirmou Miguel Soares.

O fisioterapeuta também ressaltou que a prescrição do canabidiol no Brasil segue regulamentações específicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), permitindo que pacientes tenham acesso ao tratamento mediante recomendação de profissional habilitado.

A palestra foi bem recebida pelos participantes, que puderam esclarecer dúvidas e conhecer mais sobre os benefícios e desafios do uso da cannabis medicinal. A Secretaria de Saúde aldeense segue promovendo ações voltadas à capacitação e atualização dos profissionais, com o objetivo de aprimorar a assistência aos pacientes do município.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias