InícioRegião dos LagosSão Pedro da AldeiaPrefeitura de São Pedro da Aldeia consegue liminar, mas linhas municipais da...

Prefeitura de São Pedro da Aldeia consegue liminar, mas linhas municipais da Salineira não voltam a circular

Empresa alega não ter sido comunicada da decisão, obtida pelo município e anunciada em live pelo prefeito, Fábio do Pastel, por volta das 22h50 desta terça-feira (7)

Os ônibus das linhas municipais de transporte público de São Pedro da Aldeia pararam de circular a partir das 0h desta quarta-feira (8). A interrupção havia sido anunciada pelo Grupo Salineira na segunda (6).

Ao longo de terça (7), a Prefeitura estava na expectativa de conseguir uma liminar na Justiça para que a empresa fosse impedida de deixar a operação do transporte.

Em uma live, às 22h50, o prefeito, Fábio do Pastel (PL), anunciou que a Justiça determinou que a Viação São Pedro mantenha o serviço por mais 60 dias, começando a contar do dia 08 de junho.

“A ordem deve ser cumprida sob pena de pagamento de multa de R$ 25 mil por dia de descumprimento”, informou a Prefeitura.

O município alegou que, em vista da decisão judicial, está buscando “a melhor forma de resolver o problema do transporte público o mais rapidamente possível. Os processos de licitação para aluguel de frota seguem normalmente, mostrando a preocupação da atual gestão com a qualidade de vida da população”.

O Grupo Salineira foi procurado para se posicionar, mas, até o momento, se limitou a dizer que “a empresa ainda não foi comunicada sobre essa decisão”. A concessionária confirmou a suspensão do serviço e disse aguardar a intimação com a decisão judicial.

Em bairros mais afastados, como Botafogo, São Mateus e Recanto do Sol, o impacto da interrupção foi sentido de imediato e internautas fizeram reclamações ao Portal RC24h no começo da manhã, lamentando que a população tenha ficado “a mercê de lotadas”.

Entenda o caso

No começo da semana, a Viação São Pedro emitiu uma nota afirmando que, mesmo com a rescisão contratual, retomou em caráter emergencial e por solicitação da Prefeitura, a operação das linhas municipais em São Pedro da Aldeia no dia 10 de maio de 2022.

“Isto se deu, após a empresa vencedora do chamamento público não iniciar as atividades na cidade. Foi firmado um acordo entre a empresa e a prefeitura de São Pedro da Aldeia, sob a condição do município viabilizar a operação das linhas municipais da cidade”, informou a empresa.

“A Viação São Pedro apresentaria mensalmente os custos operacionais do sistema e após este processo, o município aldeense equilibraria financeiramente o acordo emergencial através do pagamento do que foi auditado”, explicou a nota.

“Cumpre ressaltar que, a inadimplência do pagamento dos custos operacionais inviabiliza a operação do sistema de transporte coletivo municipal de forma segura e com manutenções e reparos da frota em dia. Por este motivo, a partir das 23:59:59 do dia 07 de junho de 2022, as atividades da Viação São Pedro serão suspensas na cidade”, avisou, à época.

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por sua vez, informou que enviou um Projeto de Lei que autoriza a concessão de subsídio tarifário ao Serviço de Transporte Público Coletivo Urbano do Município de São Pedro da Aldeia para a Câmara dos Vereadores em 12 de maio de 2022.

“Esse PL ainda não entrou em votação, impedindo que a Prefeitura cumprisse o acordo celebrado junto à Viação São Pedro. A Prefeitura está tomando as medidas administrativas e judiciais cabíveis para a manutenção do serviço na cidade”, ressaltou o município na ocasião.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo