A Prefeitura de Cabo Frio vai realizar, neste sábado (29), uma atividade simbólica de abraço à Ilha do Japonês. A ação, em menção ao Dia Internacional do Lixo Zero — comemorado no domingo (30) e declarado pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) —, incluirá também uma limpeza coletiva do local.
A ação é fruto de uma parceria do governo municipal, por meio das Secretarias de Turismo e de Meio Ambiente, Clima e Saneamento, com o apoio do movimento Viva Cabo Frio, formado por várias entidades da sociedade civil organizada.
O abraço simbólico a um dos pontos turísticos mais famosos de Cabo Frio contará com a participação de alunos das redes municipal e privada de ensino, praticantes de esportes náuticos, servidores municipais e demais representantes de órgãos da sociedade civil organizada. A concentração acontecerá a partir das 7h no entorno da Ilha. Neste dia, a travessia de táxi marítimo será gratuita para o deslocamento dos participantes, das 7h às 8h na ida e das 10h às 11h no retorno.
“A Ilha do Japonês é um dos pontos turísticos mais famosos de Cabo Frio. Essa iniciativa é simbólica para o que desejamos para esse local durante todo o ano: um turismo consciente, sustentável e que zele pela manutenção dessa beleza natural. Convidamos todos que desejam participar, para que esse abraço à Ilha seja um símbolo de cuidado com o patrimônio natural de toda Cabo Frio”, destacou o secretário de Turismo, Davi Barcelos.
O secretário de Meio Ambiente, Clima e Saneamento, Jailton Nogueira, destacou que a pasta está atuando na área de educação ambiental, com foco na preservação de uma ilha que integra o Parque Estadual da Costa do Sol. Segundo ele, essa ilha deve ser mantida com suas características naturais, sendo um espaço voltado para a contemplação da natureza e momentos em família. Jailton ressaltou ainda a importância de que os visitantes respeitem as tradições cabo-frienses e colaborem com a preservação do local.
“É essencial que qualquer resíduo gerado na ilha seja levado de volta ao continente, evitando a poluição da área. Além disso, não é permitido o uso de churrasqueiras, já que o objetivo é proporcionar um ambiente tranquilo e preservado. Essa ação tem o intuito de promover a reflexão sobre a importância da redução do lixo e do cuidado com o meio ambiente”, finalizou Jailton.
A Ilha do Japonês é uma ilha natural e faz parte do Parque Municipal Natural Boca da Barra, com 22 mil m² e uma grande extensão de floresta. O local já teve diversos nomes, como Ilha dos Pássaros, Ilha da Pomba e Ilha do Amorim. Originalmente chamada de Ilha Coroa da Barra, passou a ser conhecida como “Ilha do Japonês” quando foi comprada pelo industrial Yusaburo Yamagata, em 1920.




Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).