18/10/2025 — 08:28
  (Horário de Brasília)

Prefeitura de Cabo Frio intensifica fiscalização e apreende mais de 80 bebidas com indícios de adulteração

Ação conjunta do Procon e da Vigilância Sanitária, com apoio da Polícia Militar, percorreu depósitos de bebidas em três bairros e recolheu produtos com rótulos falsificados, lacres violados e fora da validade

Compartilhe

Atenta aos recentes casos de contaminação de bebidas alcoólicas registrados no país, especialmente por metanol, a Prefeitura de Cabo Frio intensificou as ações de fiscalização em pontos de venda do município. Entre quinta (9) e sexta-feira (10), o Procon e a Vigilância Sanitária Municipal realizaram uma operação conjunta, com o apoio da Polícia Militar, que resultou na apreensão de 85 garrafas e latas com sinais de adulteração e outras irregularidades que poderiam representar risco à saúde dos consumidores.

As equipes estiveram em depósitos de bebidas nos bairros Jardim Esperança, Passagem e Jardim Caiçara. Durante as visitas, os agentes verificaram a documentação dos estabelecimentos, realizaram análises visuais de rótulos e embalagens, e coletaram amostras de produtos suspeitos. Também foram avaliadas as condições de higiene e de armazenamento das mercadorias.

Foram recolhidos produtos sem nota fiscal, com indícios de falsificação nos rótulos, lacres violados, fora da validade e latas com sinais de estufamento. Todo o material será descartado de forma ambientalmente adequada. Em um dos depósitos fiscalizados no Jardim Esperança, uma geladeira com sinais de ferrugem foi interditada.

A superintendente da Vigilância Sanitária Municipal, Kelly de Araújo, destacou a importância da fiscalização para a preservação da saúde pública.
“Estamos cumprindo todas as normativas e protocolos dos órgãos superiores, com foco na prevenção e na orientação dos comerciantes. Contamos também com o apoio da população, que pode denunciar locais clandestinos e bebidas com lacres adulterados”, afirmou.

A coordenadora-geral do Procon Cabo Frio, Mônica Bonioli, reforçou a necessidade de atenção por parte dos consumidores.
“Estamos trabalhando para garantir que os produtos comercializados estejam dentro dos padrões de qualidade e higiene. Mas o consumidor também pode se proteger, observando se o lacre foi violado, se o produto tem o selo do Ministério da Agricultura (MAPA) e desconfiando de preços muito abaixo do mercado”, orientou.

A operação desta semana faz parte de um conjunto de ações que vêm sendo realizadas pelos órgãos municipais. Durante a Parada do Orgulho LGBTI+, a Vigilância Sanitária retirou mais de 40 garrafas de bebidas adulteradas de circulação. Poucos dias antes, uma operação do Procon com a Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (Sedcon) resultou na apreensão de 78 garrafas impróprias para consumo. Ao todo, mais de 200 garrafas foram recolhidas em diferentes operações nas últimas semanas.

As suspeitas de adulteração de bebidas podem ser informadas à Vigilância Sanitária Municipal pelo telefone (22) 2646-2506, ramal 2258, ou pelo e-mail visacabofriorj@gmail.com. Já o Procon Cabo Frio recebe denúncias de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Nicola Aslan, 235, no Braga (antiga sede da Prefeitura), e em Tamoios, no Shopping UnaPark, bloco B, sala 4.

540784618 25458278827094556 134649635805596670 n
MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem  Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias