back to top
sábado, setembro 21, 2024
InícioRegião dos LagosSão Pedro da AldeiaPrefeitura aldeense libera novo pagamento de recursos da Lei Paulo Gustavo

Prefeitura aldeense libera novo pagamento de recursos da Lei Paulo Gustavo

Artistas e trabalhadores da Cultura selecionados no Edital de Premiação Cultural foram contemplados

A Secretaria Municipal de Cultura de São Pedro da Aldeia, anunciou, nesta terça-feira (30), o pagamento de recursos do Edital nº 14/2023 da Lei Federal Paulo Gustavo, destinado à premiação de artistas e trabalhadores da Cultura da cidade. Foram destinados mais de 255 mil reais, beneficiando 74 proponentes.

Batizado de “100 Anos Casa da Flor”, o Edital de Chamamento Público nº 14/2023 destinou R$ 255.543,47 para a premiação de artistas e agentes culturais de variados segmentos, em reconhecimento às suas relevantes contribuições para o desenvolvimento artístico-cultural do município de São Pedro da Aldeia. O Chamamento abriu inscrições para artistas de Teatro; Circo; Dança; Música; Literatura; Artesanato; Artes Visuais; Produção Cultural; Saberes Populares; Cultura LGBTQIA+; Culturas Inclusivas; Patrimônio (material e imaterial); e Povos Tradicionais (cultura indígena, quilombola e afro-brasileira).

Conforme previsto no Edital, o prêmio entregue aos proponentes contemplados, por meio de pagamento direto, não estabelece obrigações futuras, salvo a realização de uma possível contrapartida social acordada junto a Secretaria Municipal de Cultura. “Ficamos muito felizes em anunciar a liberação de mais este pagamento, desta vez aos proponentes do Edital de Premiação Cultural. Trabalhamos muito para operacionalizar a Lei Paulo Gustavo na nossa cidade, sabendo da importância da adequada destinação desse recurso, que chega para reconhecer e valorizar ainda mais a atuação e o trabalho de tantos artistas aldeenses. Parabéns a todos os contemplados”, destacou o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques.

A avaliação das candidaturas foi realizada por uma Comissão de Seleção formada por pareceristas externos contratados para este fim, selecionados em edital específico, em conformidade com critérios descritos no Edital.

Sobre a Lei Paulo Gustavo

A Lei Complementar nº 195, de 08 de julho de 2022 (Lei Paulo Gustavo), foi criada com o objetivo de incentivar e reaquecer o setor cultural afetado pela pandemia da COVID-19. A lei viabiliza o maior investimento direto no setor cultural da história do Brasil e presta homenagem a Paulo Gustavo, artista símbolo da categoria, vitimado pela doença. A aplicação dos recursos autorizados e pagos pela Lei em São Pedro da Aldeia está regulamentada pelo Decreto nº 138/2023.

Sabrina Sá
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo