05/02/2025 — 07:58
  (Horário de Brasília)

Prefeito Fábio do Pastel convoca Prolagos para esclarecimentos sobre a Lagoa de Araruama 

No encontro, foram apresentados estudos realizados na laguna, intervenções da concessionária e ações contra o descarte irregular de esgoto

Compartilhe

O prefeito Fábio do Pastel se reuniu, mais uma vez, com representantes da concessionária Prolagos para tratarem sobre a Lagoa de Araruama. O encontro aconteceu na segunda-feira (3), na sede da prefeitura de São Pedro da Aldeia. Durante a reunião, a concessionária destacou estudos que ajudam a explicar os diferentes cenários encontrados no corpo hídrico, comentou sobre as vistorias realizadas nesta semana e as intervenções da Prolagos na ampliação do cinturão de proteção da Lagoa de Araruama.

Integrantes do Gabinete de Ações Pró-Lagoa de Araruama, os secretários municipais de Governo, Luiz Fernando Jr; de Meio Ambiente e Pesca, Mario Flavio Moreira, o procurador-geral do município, Peter Samerson, e o chefe de gabinete, Fernando Frauches, acompanharam o encontro. Também estiveram presentes a diretora-executiva da Prolagos, Aline Póvoas, o gerente de operações, Pablo Meletti, e o corpo jurídico da empresa.

Na oportunidade, foi apresentado o resultado da vistoria nos sistemas coletores de tempo seco realizada, na segunda (3), pela Secretaria de Meio Ambiente e Pesca em diversos bairros do município. A ação teve como objetivo verificar as condições das estruturas e garantir o funcionamento adequado do sistema, evitando despejos irregulares na Laguna de Araruama.

Já a Prolagos apresentou um levantamento realizado pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE), unidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em 2019. O estudo apontou que a situação mostrada em locais como o Camerum e o Mossoró é influenciada pela presença de microalgas, que aparecem de maneira cíclica e pontual em períodos mais quentes. Os ventos, aumento de temperatura em virtude das mudanças climáticas e a hidrodinâmica da laguna são outros fatores que podem influenciar diretamente.

A concessionária também informou que, desde a semana passada, tem feito vistorias no sistema de esgoto e drenagem municipal. O balanço das ações foi colocado na reunião. Na última sexta-feira (31), no bairro Camerum, foram flagrados três imóveis, na beira da laguna, com fossa na faixa marginal de proteção, o que pode contaminar o lençol freático, e, consequentemente, a Lagoa de Araruama. Na segunda (3), foram identificados quatro pontos de despejo irregular de esgoto à rede, sendo três no mesmo bairro e um próximo à Praia da Tereza, no bairro Balneário São Pedro.

As vistorias da concessionária contam com reforço de um pequeno robô, que fiscaliza o despejo de esgoto na rede de drenagem. Ele é capaz de percorrer tubulações e identificar imóveis que jogam esgoto fora da rede adequada. Se alguma contaminação é identificada, o equipamento é direcionado para descobrir sua origem. A equipe então confirma se há despejo irregular na rede, jogando corante no local suspeito e acompanhando se o líquido colorido chega até a galeria de drenagem.

A concessionária também apresentou ao prefeito Fábio do Pastel as intervenções realizadas para ampliar a proteção da Lagoa de Araruama em São Pedro da Aldeia. Para suprir as novas necessidades geradas pelo crescimento do município, está sendo construído mais um trecho de cinturão coletor de esgoto no Canal do Mossoró. O investimento inclui 12 pontos de captação e mais de 1,3km de extensão que irão captar o esgoto daquele local e levá-lo para tratamento na unidade operacional da cidade, que está em fase final de ampliação.

A pedido do prefeito, uma nova reunião será agendada para que os técnicos responsáveis pelo estudo da hidrodinâmica da Lagoa de Araruama apresentem detalhes sobre este movimento natural na laguna. Fábio do Pastel agendou, ainda, uma visita à Estação de Tratamento de Esgoto do município na tarde desta terça-feira (4) para verificar a conclusão da ampliação da unidade.

É importante destacar que, além das reuniões com a concessionária Prolagos, o prefeito Fábio do Pastel está liderando uma mobilização regional e buscando o apoio do Governo do Estado para melhorar a situação sanitária da Laguna de Araruama. Na terça-feira (4), Fábio do Pastel se reuniu com o subsecretário de Estado de Meio Ambiente, Ronaldo Medeiros. O chefe do executivo aldeense também convidou os prefeitos das cidades de Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio e Iguaba Grande para uma reunião estratégica nesta quarta-feira (5).

Um Gabinete de Ações Pró-Lagoa de Araruama e o Núcleo de Fiscalização de Redes também foi instituído pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia para proteção e fiscalização da Laguna de Araruama.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo