Em pleno feriadão de Carnaval, o prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), teve um sábado (18) bem agitado. O chefe do Executivo acompanhou equipes que atuam na segurança e orientação aos visitantes da cidade e convocou uma reunião para tratar de ataques de cachorros selvagens na Estrada da Rebeche.
Como a Capitania dos Portos suspendeu as saídas de passeios de barco devido às condições climáticas neste sábado, outras atrações da cidade ficaram abarrotadas de turistas.
Segundo a Prefeitura, apenas nesta manhã, cerca de 9 mil pessoas já passaram pela trilha que leva a Praia do Forno. Na entrada, guardas ambientais fazem a fiscalização sobre itens proibidos nas praias da cidade, por exemplo: garrafas de vidro e caixa de som.
No acompanhamento dessas ações, Marcelo esteve com os secretários de Turismo, Segurança Pública e Ambiente e Saneamento, respectivamente, Junior Chuchu, Leandro Alex e Jorge Oliveira.
A comitiva visitou vários pontos da cidade e acompanhou o trabalho das equipes que orientam os visitantes sobre Leis e Decretos municipais. Arraial do Cabo, vale ressaltar, é a cidade com maior índice de ocupação hoteleira do Estado neste Carnaval.
Ataques de cachorros selvagens é pauta de reunião
Além desse trabalho, o prefeito de Arraial do Cabo convocou uma reunião com a equipe da Secretaria do Ambiente e Saneamento para discutir medidas emergenciais e de médio prazo que ajudem a acabar com o ataque de cachorros selvagens a outros animais na Rebeche.
O secretário do Ambiente e Saneamento, Jorge Oliveira, informou que a equipe já realizou um mapeamento da área e identificou cerca de 40 animais. Jorge sugeriu que os cachorros sejam recolhidos para realização de castração e demais cuidados.
Em pauta, também entrou o início de uma campanha educacional com o objetivo de evitar o abandono de animais, além da implantação de câmeras que ajudem a identificar possíveis infratores.
Além disso, trabalhar junto ao Conselho Municipal de Meio Ambiente um plano de manejo desses animais, já que o local é uma unidade de conservação e a presença de animais domésticos sem controle pode impactar a fauna e flora do Parque Natural da Restinga da Massambaba.
As equipes da secretaria já foram mobilizadas para implementar a proposta feita pelo secretário em concordância com o prefeito.