A Polícia Civil prendeu em flagrante, nesta quarta-feira (17), o segundo-sargento da Polícia Militar Renato Cesar Guimarães Pina, de 42 anos, acusado de feminicídio contra a própria esposa, Shayene Araújo Alves dos Santos, de 27 anos, em Maricá. O crime aconteceu na manhã de terça-feira (16), dentro da casa da família.
Shayene foi atingida com um disparo na nuca e chegou a ser levada pelo marido ao Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, mas não resistiu após sofrer uma parada cardíaca.
O militar, que trabalhava no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública da Prefeitura de Maricá, disse inicialmente que o tiro teria sido acidental, ao ser disparado pela companheira enquanto manuseava a arma a pedido dele. A versão, porém, caiu por terra após análise da cena do crime, da perícia e de depoimentos. Ao entrar em contradição durante o interrogatório, ele optou por permanecer em silêncio.
De acordo com o delegado Willians Batista, responsável pelo caso, a investigação revelou um histórico de violência doméstica. “Ele tinha o hábito de agredir a vítima, ameaçá-la com arma de fogo e até realizar disparos próximos a ela. Esse histórico culminou nesse crime de feminicídio”, afirmou.
Uma vizinha contou ter ouvido gritos momentos antes do disparo, e familiares entregaram à polícia imagens gravadas em 2024, nas quais o sargento aparece agredindo Shayene, grávida à época, e apontando uma arma em seu rosto.
O casal estava junto há cerca de três anos e tinha um bebê de sete meses. A vítima também era mãe de um menino de nove anos, de um relacionamento anterior.
Na residência, os agentes apreenderam uma pistola e 14 projéteis. Após a prisão em flagrante, Renato foi levado para a Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSG), e será transferido para a Unidade Prisional da Polícia Militar, em Niterói.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.