17/09/2025 — 14:47
  (Horário de Brasília)

Policial militar é preso em flagrante por feminicídio da esposa em Maricá

Sargento da PM, acusado de matar Shayene Araújo Alves dos Santos com um tiro na nuca, já tinha histórico de violência doméstica

Compartilhe

A Polícia Civil prendeu em flagrante, nesta quarta-feira (17), o segundo-sargento da Polícia Militar Renato Cesar Guimarães Pina, de 42 anos, acusado de feminicídio contra a própria esposa, Shayene Araújo Alves dos Santos, de 27 anos, em Maricá. O crime aconteceu na manhã de terça-feira (16), dentro da casa da família.

Shayene foi atingida com um disparo na nuca e chegou a ser levada pelo marido ao Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, mas não resistiu após sofrer uma parada cardíaca.

O militar, que trabalhava no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública da Prefeitura de Maricá, disse inicialmente que o tiro teria sido acidental, ao ser disparado pela companheira enquanto manuseava a arma a pedido dele. A versão, porém, caiu por terra após análise da cena do crime, da perícia e de depoimentos. Ao entrar em contradição durante o interrogatório, ele optou por permanecer em silêncio.

De acordo com o delegado Willians Batista, responsável pelo caso, a investigação revelou um histórico de violência doméstica. “Ele tinha o hábito de agredir a vítima, ameaçá-la com arma de fogo e até realizar disparos próximos a ela. Esse histórico culminou nesse crime de feminicídio”, afirmou.

Uma vizinha contou ter ouvido gritos momentos antes do disparo, e familiares entregaram à polícia imagens gravadas em 2024, nas quais o sargento aparece agredindo Shayene, grávida à época, e apontando uma arma em seu rosto.

O casal estava junto há cerca de três anos e tinha um bebê de sete meses. A vítima também era mãe de um menino de nove anos, de um relacionamento anterior.

Na residência, os agentes apreenderam uma pistola e 14 projéteis. Após a prisão em flagrante, Renato foi levado para a Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSG), e será transferido para a Unidade Prisional da Polícia Militar, em Niterói.

MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem  Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias