InícioDestaquePoliciais militares do estado do Rio começam a usar câmeras acopladas ao...

Policiais militares do estado do Rio começam a usar câmeras acopladas ao uniforme

Medida visa proteção dos policiais e esclarecer dúvidas relacionadas às operações de patrulhamento

Policiais militares do Estado do Rio de Janeiro começaram a utilizar, nesta quinta-feira (30) câmeras filmadoras portáteis acopladas aos uniformes. Os equipamentos, na primeira etapa, serão usados em ações de patrulhamento. Agentes do 32º Batalhão da Polícia Militar de Macaé (32º BPM) já receberam e implantaram a tecnologia na rotina.

Conforme o tenente-coronel Vinicius Carvalho, os dispositivos servirão “para salvaguardar a vida dos policiais e prestar um melhor serviço para a sociedade”. O 32º BPM abrange as cidades de Macaé, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Carapebus, Quissamã e Conceição de Macabu.

Já no 25º BPM de Cabo Frio, que atende Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo frio, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia e Saquarema, o sistema ainda está em implantação, com obras sendo realizadas na unidade para alocação da base.

Na cerimônia de lançamento da operação, o secretário de Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Marinho Pires garantiu que o uso das câmeras também levará à mudança no comportamento do policial militar e da sociedade, que “há muito tempo desejava” a implantação do equipamento de filmagem das ações da corporação.

Segundo o governador Cláudio Castro, as câmeras, que serão usadas inicialmente pelas equipes de patrulha, vão ajudar a dirimir dúvidas sobre possíveis erros dos agentes de segurança, cujas ações muitas vezes são incompreendidas. Castro explicou que o uso da câmera faz parte de um processo de evolução da Polícia Militar e que poderá esclarecer quando não é o policial que erra.

Ele informou que foram compradas 21 mil câmeras compradas que irão para locais de patrulhamento. “Quem dirá a curva de aprendizado e a hora de avançar é a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e eu reitero a minha confiança da Polícia Militar”.

Para as unidades operacionais, o que inclui a Polícia Civil, segundo o governo, não há previsão para início do uso dos dispositivos.

Coordenadora de Reportagem na Portal RC24h | Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo