15/10/2025 — 14:29
  (Horário de Brasília)

Polícia Federal desmantela fábrica que produzia 3.500 fuzis por ano para o RJ

Operação Forja prende líderes e bloqueia R$ 40 milhões em bens de quadrilha que abastecia as principais facções cariocas com armas de uso restrito

Compartilhe

Na manhã desta quarta-feira (15), a Polícia Federal, em conjunto com o GAECO/MPF e o apoio da Polícia Militar de São Paulo, deflagrou a Operação Forja, visando desarticular uma sofisticada organização criminosa especializada na produção e comércio ilegal de armas de fogo de uso restrito. Estima-se que a quadrilha produzia até 3.500 fuzis por ano, destinados às maiores facções do Rio de Janeiro.

Cerca de 50 policiais federais cumpriram dez mandados de prisão preventiva e oito de busca e apreensão nos estados do Rio, São Paulo e Minas Gerais. A Justiça Federal determinou ainda o sequestro de R$ 40 milhões em bens e valores dos investigados, para enfraquecer financeiramente o grupo.

O líder da quadrilha, preso em flagrante em outubro de 2023 durante a Operação Wardogs, continuava comandando o esquema mesmo em prisão domiciliar e após ser condenado a 12 anos pelo TJRJ. Ele transferiu a produção para uma nova fábrica em São Paulo, disfarçada como empresa de peças aeronáuticas, utilizando maquinário CNC de alta precisão e importando componentes dos EUA e da China.

Em agosto de 2025, a PF já havia desmantelado a planta em Santa Bárbara d’Oeste, apreendendo fuzis montados e mais de 31 mil peças, material suficiente para dezenas de novas armas. O armamento era distribuído para áreas controladas por facções, incluindo Complexo do Alemão e Rocinha.

Os investigados responderão por organização criminosa majorada, tráfico internacional e comércio ilegal de armas de uso restrito, em uma ação que integra a Missão Redentor, esforço permanente da PF contra o crime organizado no Rio de Janeiro.

540784618 25458278827094556 134649635805596670 n
MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem  Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias