back to top
sábado, setembro 7, 2024
InícioDestaquePolícia Civil prende integrantes de quadrilha que aplicava extorsões via PIX em...

Polícia Civil prende integrantes de quadrilha que aplicava extorsões via PIX em São Pedro da Aldeia e Rio das Ostras

De acordo com a Polícia Civil, os elementos pertenciam a maior quadrilha de extorsão do estado; criminosos foram capturados nesta quarta (14)

Policiais Civis da Delegacia Antissequestro (DAS) prenderam, nesta quarta-feira (7) integrantes de uma quadrilha que praticava crimes de extorsão. Segundo a polícia, os elementos diziam para as vítimas que parentes estariam sequestrados e, após enganar o alvo, os criminosos exigiam pagamentos em transferências via PIX. As prisões foram realizadas em São Pedro da Aldeia, Rio das Ostras, e na Rocinha, comunidade da Zona Sul do Rio de Janeiro. Ainda de acordo com a Polícia Civil, os elementos pertenciam a maior quadrilha de extorsão do estado.

As investigações tiveram início na segunda-feira (12), depois que familiares foram até a sede da DAS para comunicar que estavam sendo vítimas da quadrilha. Em relato dos familiares à polícia, eles disseram que, desde a noite anterior não tinham notícias de uma mulher e do filho dela.

Em depoimento as vítimas alegaram que haviam feito diversas transferências via PIX a favorecidos desconhecidos, depois que os criminosos fizeram a vítima acreditar que estavam em posse do filho dela e exigiram a transferência de valores por PIX a diversos beneficiários da quadrilha.

Ao mesmo tempo, os elementos fizeram o filho da mulher acreditar que haviam sequestrado a mãe dele, realizando a mesma exigência de quantia em PIX. A quadrilha conseguiu, ainda, que as vítimas não conseguissem se comunicar com outros parentes. Cerca de R$ 180 mil foi transferido aos golpistas.

A Polícia Civil deu início às buscas pelo grupo criminoso logo após as oitivas com as vítimas. Foi constatada, durante as investigações, a participação de quatro elementos que atuavam de dentro do presídio Nelson Hungria e que eram responsáveis por fazer as ligações para as vítimas. Um dos identificados, Alberto Ribeiro Sant’anna, conhecido como Cachorrão, é apontado como chefe da organização criminosa.

Um inquérito para apurar a participação de pessoas agindo no interior do presídio foi instaurado, bem como representar pela prisão preventiva dos membros presos durante a operação realizada nesta quarta-feira e demais possíveis identificados no curso da investigação, conforme a Civil.

MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem  Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo