Na tarde de terça-feira (25), policiais civis da 121ª Delegacia de Polícia (121ª DP) de Casimiro de Abreu prenderam Francirlei Cardoso dos Santos, de 39 anos, conhecido como “Lelei Fita”, em flagrante pelo crime de extorsão. A prisão ocorreu após uma operação policial desencadeada por investigações que revelaram o envolvimento de Francirlei em um esquema criminoso contra um empresário da cidade.
De acordo com a apuração da Polícia Civil, Francirlei foi procurado por Renan Rocha de Assis, conhecido como “Renan Finnellon”, administrador de uma página no Instagram voltada para publicações sobre política e acontecimentos no município. Renan utilizava a plataforma para difamar empresários locais e, em troca de uma quantia em dinheiro, oferecia a cessação das postagens prejudiciais.
Francirlei, que trabalha como gerente-geral em uma empresa de manutenção de maquinários pesados, teria sido o intermediário entre Renan e o empresário alvo das publicações. Em seu depoimento à polícia, Francirlei afirmou que a única função foi agendar o encontro entre o empresário e Renan, além de receber o dinheiro exigido para interromper as publicações. Ele alegou que não solicitou nenhuma vantagem financeira para si.
Na tarde de terça, ao receber a quantia solicitada por Renan, Francirlei foi preso em flagrante pela Polícia Civil. Durante o procedimento, ele confessou a participação no esquema, se mostrou arrependido e permitiu que os policiais acessassem seu telefone celular para confirmar a versão dos fatos.
O crime de extorsão pode resultar em penas de quatro a dez anos de reclusão, além de multa. A identidade da vítima não foi revelada, e o caso agora segue para análise do Ministério Público e do Poder Judiciário. A Polícia Civil continua as investigações para identificar a possível participação de outros envolvidos no esquema criminoso.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.