A Polícia Federal prendeu, nesta terça-feira (13), Rogério Cruz Guapindaia, apontado como líder de um esquema de pirâmide financeira chamado “Alphabets”, que teria causado prejuízo milionário a milhares de investidores na Região dos Lagos e em outras cidades do Rio de Janeiro. O suspeito, que já possuía condenação por tráfico internacional de drogas, é acusado de usar um estilo de vida luxuoso para atrair novas vítimas.
Na operação, foram apreendidos bens de alto valor, incluindo dois carros Porsche, um BMW X6, uma lancha, um UTV e jet-skis. De acordo com as investigações, os veículos e embarcações eram exibidos como prova de sucesso, estratégia que ajudava a convencer mais pessoas a investir no negócio fraudulento.
Segundo a PF, Rogério se apresentava como CEO de uma empresa de investimentos fundada em 2021, mas que funcionava no modelo de pirâmide, pagando rendimentos iniciais com recursos obtidos de novos participantes.
O histórico criminal do investigado também pesa contra ele. Em 2017, foi condenado por tráfico internacional de drogas, após ser flagrado no ano anterior com três quilos de ecstasy importados de Portugal. Mesmo em liberdade, iniciou as atividades da “Alphabets”.
A Polícia Federal apura a participação de outros envolvidos, incluindo gerentes responsáveis por captar novos investidores e possíveis cúmplices no Brasil e no exterior. O casamento luxuoso de Rogério, realizado em janeiro de 2025 em Tibau do Sul (RN), também é alvo de investigação como possível indício de lavagem de dinheiro.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.