A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (26) a Operação Laços, visando combater uma organização criminosa especializada em fraudes previdenciárias na Região dos Lagos.
A operação, realizada por 28 policiais federais da Delegacia da PF em Niterói/RJ, cumpriu nove mandados de busca e apreensão nos municípios de Araruama e Saquarema.
O objetivo da ação foi desarticular um esquema que utilizava documentos falsificados para obter indevidamente benefícios previdenciários.
Os suspeitos, que operavam principalmente em Araruama, são acusados de formar uma associação criminosa para a prática de fraudes no requerimento, transferência, reativação, desbloqueio e recebimento de créditos relacionados a esses benefícios.
Estima-se que o grupo tenha desviado cerca de R$ 1 milhão, com um prejuízo total estimado em R$ 20,5 milhões, caso a atuação ilícita continuasse.
A operação busca apreender documentos, computadores, celulares e outros aparelhos eletrônicos para aprofundar as investigações, identificar outros envolvidos e recuperar os valores indevidamente recebidos.
Os suspeitos poderão responder pelos crimes de estelionato, organização criminosa e uso de documento falso.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.