A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (4), a Operação Ficha Fantasma para investigar fraudes no sistema do Cadastro Único do Governo Federal, utilizados para acesso a programas sociais como o Bolsa Família, Auxílio Gás e o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS). A ação ocorre no município de São Pedro da Aldeia.
A investigação teve início a partir de uma denúncia formalizada pela Prefeitura da cidade, que relatou à PF a suspeita de que uma servidora teria incluído de forma indevida 22 fichas no sistema. A análise dos dados apontou diversas inconsistências nos registros, como ausência de formulários físicos, documentos com dados incorretos ou assinaturas similares, e fichas não assinadas.
Todos os cadastros identificados como irregulares eram unipessoais e correspondiam a idosos com mais de 80 anos, o que, segundo os investigadores, indica a tentativa de obtenção indevida do BPC/LOAS, benefício destinado a pessoas idosas ou com deficiência que comprovem baixa renda. A partir desses registros, foram concedidos 15 benefícios, todos posteriormente suspensos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) após a identificação da fraude.
Após a descoberta das irregularidades e o bloqueio do acesso ao sistema, a servidora investigada se afastou do trabalho e pediu exoneração do cargo de auxiliar administrativo que ocupava na Secretaria de Assistência Social do município.
Nesta manhã, policiais federais cumpriram dois mandados de busca e apreensão expedidos pela 10ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro. A ex-servidora responderá pelo crime de inserção de dados falsos em sistema de informações, previsto no artigo 313-A do Código Penal, cuja pena pode chegar a 12 anos de prisão.
A Polícia Federal continuará as investigações para apurar o envolvimento de outras pessoas e identificar possíveis beneficiários ou facilitadores das fraudes.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.