back to top
24/11/2024 — 12:12
  (Horário de Brasília)

PF deflagra operação contra comércio ilegal de animais marinhos na Região dos Lagos

Operação Aquarium acontece na manhã desta quinta-feira (4). Empresa é investigada por comercializar ilegalmente animais marinhos ameaçados de extinção em São Pedro da Aldeia

Compartilhe

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (4) a Operação Aquarium, com o objetivo de reprimir o comércio ilegal de animais marinhos ameaçados de extinção. A ação cumpre dois mandados de busca e apreensão na cidade de São Pedro da Aldeia.

A investigação teve início após a PF receber um relatório de fiscalização do Ibama, no qual constam informações de uma vistoria realizada em carga de animais marinhos, localizada no galpão de uma companhia aérea no Aeroporto Internacional de Belém. A carga contém 22 peixes ornamentais de diversas espécies, tendo como local de embarque o Aeroporto Santos Dumont e destino final o Aeroporto de Belém.

A carga havia sido comercializada por uma empresa sediada em São Pedro da Aldeia, a qual tem como foco a venda de peixes ornamentais para o exterior. A fiscalização constatou que a nota fiscal apresentada pela referida empresa estava em desacordo com os animais presentes no interior da carga, dentre eles espécimes de Linckia guildingi, uma estrela-do-mar que consta na Lista Oficial da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção, os quais chegaram mortos em Belém.

A proprietária da empresa já havia sido investigada e indiciada em 2020 por comércio ilegal de animais marinhos ameaçados de extinção, sendo que a mesma registrou a empresa investigada e manteve a prática ilícita mesmo após o seu indiciamento.

A operação contou com o apoio do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), que auxiliou na identificação das espécies ameaçadas de extinção, bem como na averiguação da procedência dos animais.

A proprietária da empresa investigada responderá pelos crimes de comércio ilegal de animais de espécie rara ou considerada ameaçada de extinção e falsidade ideológica, além de outros delitos que possam surgir no decorrer da investigação.

A Polícia Federal dará seguimento às apurações a fim de revelar outros envolvidos no esquema criminoso, bem como identificar o local de procedência dos animais ameaçados de extinção, os quais podem estar sendo capturados na Região dos Lagos.

MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem  Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo