29/10/2025 — 11:08
  (Horário de Brasília)

PF cumpre mandado em Cabo Frio em operação contra abuso sexual infantil na internet

Ação visa combater prática de “sextorsão”, em que vítimas são chantageadas com divulgação de imagens íntimas

Compartilhe

Na manhã desta quarta-feira (29), a Polícia Federal deflagrou uma operação voltada à proteção de vítimas de abuso sexual infantil na internet, com foco na modalidade conhecida como “sextorsão” — quando o autor ameaça divulgar imagens íntimas para obter novas imagens, vantagens sexuais ou financeiras.

Durante a ação, policiais federais da Delegacia de Macaé cumpriram um mandado de busca e apreensão em Cabo Frio, expedido pelo Juizado Especial Adjunto Criminal da Comarca de Cabo Frio. No local, foi apreendido o celular de um suspeito de 23 anos, que será submetido à perícia técnica criminal.

As investigações apontam que o jovem teria chantageado a vítima por meio de uma plataforma digital, fazendo ameaças de divulgar fotos e vídeos íntimos caso ela não enviasse novos materiais de natureza sexual. A conduta configura o crime de “sextorsão”, uma forma de violência que tem se tornado cada vez mais frequente no ambiente virtual e que pode causar graves impactos psicológicos e sociais às vítimas.

De acordo com a Polícia Federal, o investigado deverá responder pelos crimes de armazenamento e compartilhamento de mídias com cenas de abuso sexual infantojuvenil, além de estupro, conforme previsto no Código Penal e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A operação integra as ações permanentes da PF voltadas ao combate à exploração sexual de crianças e adolescentes na internet, reforçando o compromisso da instituição com a proteção das vítimas e a repressão a esse tipo de crime digital.

540784618 25458278827094556 134649635805596670 n
MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem  Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias