A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (11), a Operação Errata, que investiga o desvio de recursos do Fundo Nacional de Educação (FUNDEB) em contratos firmados pela Secretaria de Educação de Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Um dos mandados de busca e apreensão foi cumprido em Armação dos Búzios, além de outras cidades no Rio de Janeiro e em outros estados.
A investigação, conduzida em conjunto com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público Federal (GAECO/MPF-RJ), apura fraudes na contratação de empresas para o fornecimento de livros didáticos à rede municipal de ensino de Belford Roxo, sem licitação. A ação conta com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Receita Federal.
Ao todo, 150 policiais federais cumprem quatro mandados de prisão preventiva e 42 mandados de busca e apreensão em diversas cidades, incluindo Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Belford Roxo, Maricá e Búzios, no estado do Rio, além de municípios no Ceará e Pernambuco.
Desde 2017, apenas duas empresas foram responsáveis pelo fornecimento dos livros didáticos para Belford Roxo, sem concorrência pública, apesar da possibilidade de obtenção gratuita do material por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), do Ministério da Educação (MEC). Segundo a investigação, os contratos eram superfaturados e embasados em documentos falsos, e parte dos recursos desviados teria sido repassada a agentes públicos, que utilizaram mecanismos de lavagem de dinheiro para ocultar a origem ilícita dos valores.
Os investigados poderão responder pelos crimes de peculato, corrupção passiva e ativa, lavagem de dinheiro e contratação direta ilegal.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.