Dois pescadores foram resgatados na manhã de domingo (13) após a embarcação em que estavam virar na entrada do Canal de Barra Franca, em Saquarema. O acidente aconteceu enquanto eles retornavam do mar, após colocarem redes de pesca.
Segundo Rômulo, dono da embarcação, o barco foi atingido por uma onda ao tentar acessar o canal, em um trecho estreito cercado por pedras. “A gente não tem muito espaço pra passar. Quando tentamos entrar, a onda bateu e derrubou a embarcação”, contou.
Apesar do susto, os dois sofreram apenas ferimentos leves e foram resgatados por equipes do Corpo de Bombeiros e do Salvamar. A embarcação acabou afundando e os pescadores agora tentam recuperá-la.
O episódio reacende a preocupação dos pescadores com a navegabilidade do canal. A principal queixa é a falta de intervenções no local. O molhe de pedras — estrutura projetada para conter o avanço do mar e facilitar o acesso ao canal — nunca foi concluído, já que a obra foi embargada anos atrás. Com o tempo e as ressacas, parte das pedras se deslocou para dentro da lagoa, estreitando ainda mais a passagem.
Em 2023, foi anunciada uma nova intervenção que previa o desassoreamento da entrada do canal. Máquinas e um canteiro de obras chegaram a ser instalados na região, mas nenhuma atividade foi realizada desde então.
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) informou que as obras estão paralisadas por solicitação do Ministério Público Federal (MPF), que pediu esclarecimentos sobre o licenciamento e o planejamento das intervenções. Em nota enviada no dia 20 de março, o MPF afirmou que aguarda a análise de um parecer técnico elaborado após reunião realizada no mês anterior. Assim que a análise for concluída, o órgão se comprometeu a divulgar uma nota pública com atualizações sobre o caso.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.