15/04/2025 — 20:34
  (Horário de Brasília)

Pescadores são resgatados após embarcação virar em canal de Saquarema

Acidente expõe riscos na entrada do Canal de Barra Franca, onde obras de desassoreamento seguem paralisadas por impasse jurídico

Compartilhe

Dois pescadores foram resgatados na manhã de domingo (13) após a embarcação em que estavam virar na entrada do Canal de Barra Franca, em Saquarema. O acidente aconteceu enquanto eles retornavam do mar, após colocarem redes de pesca.

Segundo Rômulo, dono da embarcação, o barco foi atingido por uma onda ao tentar acessar o canal, em um trecho estreito cercado por pedras. “A gente não tem muito espaço pra passar. Quando tentamos entrar, a onda bateu e derrubou a embarcação”, contou.

Apesar do susto, os dois sofreram apenas ferimentos leves e foram resgatados por equipes do Corpo de Bombeiros e do Salvamar. A embarcação acabou afundando e os pescadores agora tentam recuperá-la.

O episódio reacende a preocupação dos pescadores com a navegabilidade do canal. A principal queixa é a falta de intervenções no local. O molhe de pedras — estrutura projetada para conter o avanço do mar e facilitar o acesso ao canal — nunca foi concluído, já que a obra foi embargada anos atrás. Com o tempo e as ressacas, parte das pedras se deslocou para dentro da lagoa, estreitando ainda mais a passagem.

Em 2023, foi anunciada uma nova intervenção que previa o desassoreamento da entrada do canal. Máquinas e um canteiro de obras chegaram a ser instalados na região, mas nenhuma atividade foi realizada desde então.

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) informou que as obras estão paralisadas por solicitação do Ministério Público Federal (MPF), que pediu esclarecimentos sobre o licenciamento e o planejamento das intervenções. Em nota enviada no dia 20 de março, o MPF afirmou que aguarda a análise de um parecer técnico elaborado após reunião realizada no mês anterior. Assim que a análise for concluída, o órgão se comprometeu a divulgar uma nota pública com atualizações sobre o caso.

MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem  Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias