back to top
18/10/2024 — 01:49
  (Horário de Brasília)

Operação ‘Rota do Rio’ desmantela rede de tráfico do Comando Vermelho em Búzios, Cabo Frio e outros estados

Ação na manhã desta terça-feira (21) cumpre 99 mandados de busca e apreensão em endereços residenciais e comerciais de pessoas físicas e jurídicas ligadas à facção. Entre os alvos, estava uma pousada de luxos e imóveis na Região dos Lagos

Compartilhe

Uma megaoperação da Polícia Civil do Rio de Janeiro, denominada Rota do Rio, desarticulou nesta terça-feira (21) uma complexa estrutura criminosa que abastecia o tráfico de drogas no Rio de Janeiro, incluindo as cidades de Búzios e Cabo Frio, além de outros estados, como Amazonas, Minas Gerais e Pará. A organização, ligada ao Comando Vermelho, movimentava cerca de R$ 30 milhões por ano com a venda de drogas em favelas e em áreas nobres da capital fluminense, como Ipanema, Copacabana e Barra da Tijuca.

A ação cumpre 99 mandados de busca e apreensão em endereços residenciais e comerciais de pessoas físicas e jurídicas ligadas à facção. Entre os alvos, estava uma pousada de luxo em Búzios e imóveis em Cabo Frio. Na comunidade do Morro dos Prazeres, no Rio, foi preso Juan Roberto Figueira da Silva, o “Cocão”, apontado como chefe do tráfico local e responsável por roubos na Zona Norte da cidade.

Juan Roberto Figueira da Silva, o Cocão, foi preso no Morro dos Prazeres

As investigações, que duraram dois anos, revelaram que a organização criminosa adquiria drogas na região de fronteira do Amazonas e as distribuía para pontos de venda em favelas e em áreas nobres do Rio de Janeiro. Essa conexão entre o tráfico nas favelas e o “asfalto” é um dos pontos destacados pela polícia como um dos resultados da operação.

Para ocultar a origem do dinheiro do tráfico, a quadrilha utilizava um esquema de pagamentos pulverizados a diversos intermediários. Entre eles, um frigorífico no Amazonas de propriedade de um ex-prefeito cassado por abuso de poder econômico.

Com a apreensão de bens e provas, a Polícia Civil espera enfraquecer significativamente o poder de atuação do Comando Vermelho e desarticular uma das principais rotas de abastecimento de drogas do Rio de Janeiro. A operação ainda está em andamento e novas prisões e apreensões podem ocorrer.

A Operação Rota do Rio foi realizada por equipes da Delegacia de Combate às Organizações Criminosas e à Lavagem de Dinheiro (DCOC-LD), com o apoio da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) da Polícia Civil do Amazonas.

MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem  Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo