InícioDestaqueOPERAÇÃO ESTÁFILO/ PF desarticula esquema de comercialização de vinhos contrabandeados em Macaé

OPERAÇÃO ESTÁFILO/ PF desarticula esquema de comercialização de vinhos contrabandeados em Macaé

De acordo com as investigações, os vinhos ingressaram irregularmente no Brasil, sem a chancela e controle do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Na manhã desta quarta-feira (20), a Polícia Federal deflagrou a operação Estáfilo, com apoio da Receita Federal, para desarticular esquema de comercialização de vinhos contrabandeados, em Macaé.

Na ação, 25 policiais federais cumprem cinco mandados de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara Federal de Campos dos Goytacazes/RJ, em endereços residenciais e comerciais situados na cidade de Macaé.

De acordo com as investigações, conduzidas pela Delegacia de Polícia Federal em Macaé, os vinhos ingressaram irregularmente no Brasil, sem a chancela e controle do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Constatou-se ainda, a disparidade de preços nos valores de venda dos vinhos ofertados pelas empresas investigadas e aqueles praticados pelo mercado, na desproporção correspondente, em média, a 50% do montante normalmente cobrado no mercado vinícola.

Além do crime de contrabando, os investigados podem responder por associação criminosa, crimes previstos nos arts. 334-A, § 1º, incisos II e IV e, art. 288, ambos do Código Penal.

Os bens apreendidos e demais documentos de interesse para a investigação serão encaminhados à Delegacia de Polícia Federal em Macaé para os procedimentos de praxe.

O nome da operação faz referência a Estáfilo, filho de Dioniso, o Deus do Vinho na mitologia grega.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo