Uma operação conjunta das secretarias de Ambiente e Urbanismo, Segurança e Ordem Pública e Serviços Públicos foi realizada na terça-feira (15) na Orla Bardot, em Búzios, com o objetivo de combater o despejo irregular de esgoto nas redes pluviais. A ação, denominada “Operação Esgoto Zero”, teve apoio da Prolagos, concessionária responsável pelo saneamento da região.
Durante a operação, foram identificadas diversas ligações irregulares de esgoto. Os responsáveis foram notificados e orientados a realizar a conexão correta à rede separativa da Prolagos. Além de seu apoio operacional, a concessionária também prestou orientação jurídica aos moradores sobre a legislação vigente.
A Orla Bardot, que abriga diversos restaurantes e estabelecimentos, foi escolhida como o foco da operação devido ao risco de contaminação ambiental. De acordo com especialistas, o descarte inadequado de gordura nas tubulações pode causar entupimentos, levando o esgoto a extravasar e atingir o Parque dos Corais, uma unidade de conservação marinha protegida.
O secretário de Ambiente e Urbanismo, Evanildo Nascimento, afirmou que a operação será recorrente, com foco especial nas lagoas dos Ossos, Geribá e Usina. Segundo ele, a prioridade é a regularização do esgoto sanitário nos bairros, buscando garantir transparência e conscientização ambiental: “A intenção é ter o máximo de transparência, conscientização e educação ambiental. Orientar e notificar para refazer a ligação para a rede de esgoto sanitário”, destacou.
Uma nova fiscalização na Orla Bardot está programada para o início de novembro, com o objetivo de verificar se as orientações e notificações foram devidamente atendidas.
Ludmila Lopes
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.
É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.