14/06/2026 — 17:39
  (Horário de Brasília)

Operação da PF prende dois suspeitos de controlar internet ilegalmente em Cabo Frio

Grupo é investigado por monopolizar serviços de banda larga no bairro Jacaré por meio de ameaças e sabotagem

Compartilhe

A Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal (MPF) deflagraram, na manhã desta quarta-feira (4), a Operação Desconexão no estado do Rio de Janeiro e na Região dos Lagos. A ação tem como objetivo reprimir a atuação de uma organização criminosa suspeita de monopolizar ilegalmente os serviços de internet banda larga no município de Cabo Frio.

Segundo as investigações, o grupo teria estabelecido controle territorial no bairro Jacaré, onde apenas um provedor autorizado pela organização poderia operar. Para manter o monopólio, os investigados teriam recorrido a ameaças, violência e sabotagem contra empresas concorrentes, incluindo o corte de cabos, danos a equipamentos e intimidação de funcionários.

Durante a operação, foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva nos municípios de São Pedro da Aldeia e Rio das Ostras, além de 15 mandados de busca e apreensão em Cabo Frio, Rio de Janeiro, São Pedro da Aldeia, Araruama e Rio das Ostras. As diligências contaram com apoio do Grupamento de Ações Táticas do 25º BPM.

As apurações também apontam que a organização utilizava empresas em nome de terceiros, conhecidos como “laranjas”, para ocultar a real titularidade dos ativos tecnológicos e dificultar a identificação dos responsáveis pelo esquema.

Os presos poderão responder pelos crimes de furto qualificado, interrupção ou perturbação de serviço de telecomunicações e organização criminosa, entre outros que ainda poderão ser identificados no decorrer das investigações.

letys
MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem  Site do(a) autor(a)

Jornalista pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi e graduada em Comunicação Social pela Universidade Veiga de Almeida.

Repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023. Também é repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora e criadora de conteúdo para Web 3.0.

Atuou como produtora e repórter na Lagos TV, coordenadora de programação na InterTV - afiliada Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias