16/07/2025 — 13:20
  (Horário de Brasília)

Operação contra roubo de cargas prende 13 pessoas; criminosos atuavam em São Pedro da Aldeia

Investigações apontam que cargas roubadas eram vendidas a empresários da Região dos Lagos e do Norte Fluminense; ação faz parte da segunda fase da Operação Torniquete

Compartilhe

Treze pessoas foram presas na manhã desta quarta-feira (16) durante uma operação da Polícia Civil do Rio de Janeiro contra o roubo e a receptação de cargas. A ação, que integra a segunda fase da Operação Torniquete, teve como alvo uma quadrilha suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas e com homicídios. Entre os municípios citados nas investigações, está São Pedro da Aldeia, onde comerciantes estariam entre os receptadores dos produtos roubados.

A ofensiva foi coordenada pela Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC), que atua no combate a crimes que abastecem financeiramente facções criminosas. Além de São Pedro da Aldeia, agentes também estiveram em Campos dos Goytacazes e São João da Barra, no Norte Fluminense.

Segundo a Polícia Civil, a quadrilha roubava cargas e revendia os produtos para empresários locais, utilizando os lucros para financiar disputas territoriais entre facções e garantir suporte financeiro a integrantes presos ou em liberdade. Os investigados foram levados para a Cidade da Polícia, no Jacarezinho, Zona Norte do Rio, onde estão sendo ouvidos.

Desde o início da Operação Torniquete, em setembro de 2024, mais de 540 pessoas já foram presas em ações que também resultaram no bloqueio de mais de R$ 70 milhões em bens e valores. A operação mira especificamente os crimes de roubo, furto e receptação de cargas e veículos, apontados como fontes significativas de receita para o crime organizado.

A Polícia Civil não informou se novos mandados serão cumpridos nos próximos dias, mas destacou que as investigações continuam em andamento para identificar outros envolvidos, inclusive possíveis receptadores na Região dos Lagos.

MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem  Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias